Leia mais:
Leia mais:
O início do tratamento anti-hipertensivo pode ter impacto na qualidade de vida?
Quiz: Mulher com lesões amareladas nas pálpebras. Qual o diagnóstico?
Renina e o diagnóstico de hiperaldosteronismo primário
ESC 2021: qual é a meta pressórica ideal em pacientes hipertensos idosos?
ESC 2021: produto “substituto do sal” pode reduzir o risco cardiovascular

Crianças concebidas por reprodução assistida têm mais risco de hipertensão

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Um estudo publicado na American College of Cardiology apontou que bebês nascidos por meio de técnicas de reprodução in vitro correm mais risco de desenvolver hipertensão prematura. De acordo com pesquisadores, a concepção assistida pode estar relacionada ao envelhecimento vascular precoce e alteração na artéria carótida.

A análise contemplou 54 adolescentes aparentemente saudáveis, cuja concepção foi realizada in vitro, com idade média de 16 anos, e os acompanhou durante cinco anos, no intuito de verificar o eventual desenvolvimento de hipertensão nestes indivíduos. Os dados foram comparados com os de outro grupo de 43 participantes, com o mesmo perfil, porém nascidos via método natural de concepção.

Foram analisados indicadores como pressão arterial, concentração de plaquetas, função do vaso sanguíneo e rigidez arterial. O perfil de cada participante era similar em fatores como IMC, peso ao nascimento, fumo ou riscos cardiovasculares.

O levantamento excluiu participantes que apresentaram fatores de riscos para eventos cardiovasculares, como os nascidos com baixo peso, prematuramente, gemelares ou cujas mães tiveram pré-eclâmpsia durante a gestação.

Leia mais: Automedida da pressão arterial é mais eficaz em atingir metas recomendadas.

Os pesquisadores constataram que os jovens concebidos via técnica de reprodução assistida possuíam pressão arterial, tanto sistólica quanto diastólica, mais alta do que outros adolescentes nascidos por métodos convencionais (119/71 mmHg vs. 115/69 mmHg). Oito dos pacientes concebidos por reprodução in vitro, e apenas um dos outros 43 participantes (p = 0,041), foram diagnosticados com hipertensão (>130/80 mmHg e/ou >percentil 95).

A análise concluiu que indivíduos concebidos por técnicas in vitro podem desenvolver envelhecimento vascular precoce, conforme evidenciam os 25% de redução na dilatação fluxo-mediada da artéria braquial (p < 0,001) nestes pacientes, no aumento da velocidade de onda de pulso, assim como na medida da espessura das camadas íntima-média da artéria carótida.

Tenha em mãos informações objetivas e rápidas sobre práticas médicas. Baixe o Whitebook.

Referências:

  • Association of Assisted Reproductive Technologies With Arterial Hypertension During Adolescence. Théo A. MeisterStefano F. RimoldiRodrigo SoriaRobert von ArxFranz, H. MesserliClaudio SartoriUrs ScherrerEmrush Rexhaj. 
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar