Cuidados da asma: cursos de capacitação a profissionais têm inscrições abertas

Cursos de capacitação buscam melhorar o atendimento na Atenção Básica com foco em nos problemas respiratórios frequentes.

O Ministério da Saúde está com 20 mil vagas abertas (10 mil na área de enfermagem e 10 mil em medicina) em cursos de capacitação no cuidado de pacientes com asma. Os cursos serão realizados à distância através da plataforma UNA-SUS e são oferecidos pela Universidade Federal de Pelotas.

Leia também: Inscrições abertas para cursos gratuitos sobre obstetrícia

Cuidados da asma cursos de capacitação a profissionais têm inscrições abertas

Abordagem dos Problemas Respiratórios no Adulto Comuns na Atenção Básica

Sem necessidade de passar por processo seletivo. Os cursos de capacitação têm como objetivo qualificar o profissional no atendimento de problemas respiratórios em adultos. A fim de melhorar a resolubilidade da Atenção Básica o foco será nos problemas respiratórios encontrados com maior frequência em pacientes que buscam atendimento nas unidades públicas (broncopneumonia, rinite alérgica, rinossinusites, asma, doença pulmonar obstrutiva crônica e tabagismo).

As inscrições vão até o dia 31 de julho deste ano. Com carga horário de 45 horas, os alunos terão aulas sobre abordagem sindrômica dos sintomas respiratórios, propedêutica, exame clínico e indicação de exames complementares, diagnóstico e diagnóstico diferencial, avaliação da gravidade, abordagem individual e familiar, abordagem multiprofissional, terapêutica não medicamentosa e medicamentosa, uso racional de medicamentos, orientação de controle ambiental na rinossinusite e na doença obstrutiva crônica, tabagismo passivo e ativo e dependência ao tabaco.

UNA-SUS

O Sistema Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) foi criado para atender às necessidades de capacitação e educação dos profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS) e da população atendida pela saúde pública. Com coordenação do Ministério da Saúde é constituído por uma rede colaborativa formada por instituições de ensino superior.

Saiba mais: A inteligência artificial pode ajudar na escrita científica?

Este artigo foi revisado pela equipe médica do Portal PEBMED.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo