No dia 27 de fevereiro, a Receita Federal finalmente divulgou a notícia mais aguardada pelos contribuintes: as regras oficiais do IRPF de 2023. E claro, você provavelmente já deve estar se fazendo as seguintes perguntas: “houve muitas modificações?”, “vai haver alguma mudança relacionada ao imposto de renda para médicos?”.
Bom, de fato houve algumas modificações, mas é exatamente sobre isso que vamos falar ao decorrer do texto. E não se preocupe! Tudo será explicado detalhadamente, e se houver alguma dúvida, você poderá falar com a Contabileasy Med pelas redes sociais ou pelo contato.
Além disso, não podemos esquecer que o imposto de renda para médicos possui algumas particularidades burocráticas, lembram? Sendo assim, vamos enfatizar esses detalhes e relembrar algumas etapas que você não pode deixar de fora na sua declaração.
Leia também: 3 dicas para desburocratizar a contabilidade para médicos
Quais médicos precisam declarar?
Será que você faz parte da lista de quem precisa declarar o IRPF em 2023? Bom, se você não for um médico residente, com certeza você está nessa lista.
Neste ano, a declaração de imposto de renda ainda é obrigatória para todas as pessoas que receberam rendimentos tributáveis acima de 28.559,70 em 2022, ou seja, não houve mudanças em relação ao ano passado nesse quesito.
Além disso, todos que receberam rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, e a soma foi superior a 40 mil também serão obrigados a declarar o IRPF este ano.
Resumindo: se você já é um médico na ativa, provavelmente se encontra em uma das situações que mencionamos acima, ou seja, você vai precisar declarar.
Particularidades do Imposto de Renda para médicos
Como já mencionamos anteriormente, o imposto de renda para médico possui algumas particularidades, se formos comparar esse processo com as demais profissões. Sendo assim, separamos as três principais:
- A isenção da bolsa de residência: a bolsa de residência é isenta no processo de declaração. No entanto, você ainda teria que prestar contas à Receita Federal. Todas essas informações devem ser inseridas na ficha de rendimentos isentos e precisam estar acompanhadas de uma justificativa da fonte.
- Declaração dos plantões: na verdade, essa questão não se trata de uma particularidade, mas sim de um lembrete! Você deve declarar todos os seus plantões, afinal, eles são um indicativo de fonte de renda.
- A questão do CPF dos pacientes: você deve informar todos os CPFs dos seus pacientes à Receita Federal. Não se esqueça que se trata de uma questão exigida por lei, então é de extrema importância ter essas informações em mãos.
E claro, não podemos esquecer de um fator importante relacionado ao primeiro tópico! Se você é médico residente e possui outra fonte de renda (sem ligação com a bolsa) deverá declarar esse rendimento.
As novidades do IRPF 2023
Finalmente chegamos ao tópico mais esperado. Quais serão as temidas mudanças na declaração do IRPF este ano? Segue as três mudanças que estão previstas:
- O prazo para declaração: a partir deste ano, os contribuintes poderão declarar do dia 15 de março até o dia 31 de maio, ou seja, o tempo foi prolongado!
- Operação na bolsa de valores: no ano passado, se você movimentasse até mesmo 1 real na bolsa de valores, já era obrigado a declarar esse valor. No entanto, em 2023, apenas as pessoas que movimentaram valores acima de 40 mil serão obrigadas a declarar.
- Restituição por pix: neste ano, quem optar pela restituição via pix e pela terá prioridade no pagamento.
A declaração de Imposto de Renda para médicos não precisa ser a sua dor de cabeça!
Você não vai precisar se preocupar com nenhuma parte do processo do seu imposto de renda, pois a Contabileasy Med entende todas as particularidades burocráticas da sua profissão e poderá cuidar de tudo para você.
Chega de perder tempo tentando fazer a declaração de imposto de renda sozinho. Entre já em contato! Você só precisará entregar os documentos necessários para realizarmos o processo e nada mais.