Dengue 2024: Fim de semana de vacinação e atualizações nos números da doença

Seis estados deram início às campanhas de vacinação contra dengue; Natal e João Pessoa começam nesta segunda

O fim de semana foi de atualizações nos números da dengue em todo o país. De acordo com o painel de monitoramento de arbovirose do Ministério da Saúde, o número de óbitos já chega a 94 em todo o país. Outras 381 mortes são investigadas, enquanto o registro geral de casos prováveis está em quase 556 mil. Isso faz com que o coeficiente da doença chegue a alarmantes 273,6 (a cada 100 mil habitantes).

Dengue 2024: Fim de semana de vacinação e atualizações nos números da doença

Liderando as estatísticas

Os estados mais atingidos são Minas Gerais, Acre, Paraná e Goiás. Juntos, eles representam 64% do total de casos prováveis registrados em todo o país, e 61 das 94 mortes.

Segundo o boletim da Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo, o estado já registrou 51.175 casos desse início de 2024. O número de óbitos já chegou a 11, e outras 16 mortes são investigadas.

Já no Rio de Janeiro, segundo o boletim semanal Panorama da Dengue, o estado já tem mais de 41 mil notificações, o que significa 80% do número de casos da doença registrados em todo o ano passado.

Na semana passada, o governador do Rio Grande do Sul usou as redes sociais para fazer um apelo à população gaúcha citando o aumento de casos da dengue em todo o estado. De acordo com o painel estatístico do governo, mais de 4 mil casos foram confirmados, 2.630 estão em investigação e três pessoas morreram em função da doença.

Menores taxas

Por outro lado, Maranhão, Alagoas, Ceará, Pernambuco e Paraíba são os estados com as menores taxas do Brasil. Durante o fim de semana, em reunião com a secretaria da Saúde da Bahia, a ministra da Saúde Nísia Trindade, apontou o estado nordestino como referência devido ao seu eficiente plano de contingência no combate à Dengue. A Bahia registrou de 1º de janeiro a 10 de fevereiro de 2024, 7.355 casos de Dengue, um incremento de 4,8% no comparativo com o mesmo período do ano passado.

Leia também: Chikungunya: você sabe diferenciar essa arbovirose da dengue?

Demografia dos casos prováveis

Entre o total de 555.583 casos prováveis já registrados, a população mais afetada é de mulheres entre 30 e 49 anos de idade (200.747). A menor incidência está na faixa etária de crianças até 4 anos de idade (5.365). Os idosos, a partir dos 80, também têm baixo registro de sintomas que possam levar à suspeita de infecção (23.408).

Pessoas pardas (236.682) e pessoas brancas (191.072) lideram o número de casos ainda não confirmados, sendo as mulheres a maioria em todos os critérios demográficos.

Imunização contra dengue

Antes do fim de semana, pelo menos seis dos dez estados selecionados pelo Ministério da Saúde para receberem o lote inicial de 712 mil doses já haviam dado início à campanha de vacinação. Foram eles Distrito Federal e Goiás, duas das regiões com maiores índices de contaminação, e também as capitais Campo Grande (MS), Salvador (BA), São Luís (MA) e Rio Branco (AC), segundo a Agência Brasil.

Em Natal (RN) e João Pessoa (PB), a previsão de início da vacinação é nesta segunda-feira (19). Os estados de São Paulo e Amazonas ainda não têm data para começar a imunização.

A distribuição dos imunizantes contra a dengue para 315 municípios começou na primeira semana de fevereiro.

Leia ainda: Chikungunya: você sabe diferenciar essa arbovirose da dengue?

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo