Leia mais:
Leia mais:
Quantos banhos por dia uma criança com dermatite atópica deve tomar?
Dermatologistas descobrem a possível a causa do surto de prurido epidêmico em comunidades de Pernambuco  
Revisão sobre dermatite atópica

Dermatite atópica: você orienta seu paciente adequadamente?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

A dermatite atópica é uma doença cutânea inflamatória, pruriginosa, crônica e não contagiosa. Ela costuma ocorrer em famílias onde há outras pessoas com atopia, rinite alérgica, asma, rinoconjuntivite, alergia alimentar ou com a própria dermatite atópica. Ela afeta até 20% das crianças e 2-8% dos adultos em vários países do mundo.  Costuma começar na infância e alguns casos se mantêm ou, até mesmo, surgem na vida adulta. A maioria dos casos são leves, sendo apenas em torno de 10% os casos graves.

Após o diagnóstico muitas vezes o profissional de saúde foca seu atendimento na prescrição de medicamentos, mas esquece do principal: gastar o maior tempo possível da consulta educando o paciente e seus familiares, de forma clara, sobre a cronicidade da doença e sobre as principais “boas práticas” de cuidado para o dia a dia. Esses pontos são cruciais para aumentar a qualidade de vida, diminuir o prurido e o surgimento de novas lesões e aumentar o período de remissão da doença. O tempo dedicado a essas considerações é fundamental para a evolução do quadro clínico e pode ser considerada a terapia mais eficaz para a dermatite atópica!

dermatite

Seguem abaixo algumas dessas considerações a serem destacadas:  

  • A doença é crônica, não existe tratamento curativo, mas existe controle e alívio, até mesmo total, das lesões e da coceira;
  • A doença não é contagiosa;
  • Preferir uso de roupas, calcinhas e cuecas de algodão e bem ventiladas. Evitar roupas de tecido sintético e apertadas;
  • Evitar alérgenos respiratórios, alimentares ou de contato que comprovadamente provocam novas crises no paciente;
  • Banhos de curta duração (< cinco minutos), com água morna para fria e usando sabonetes syndet ou em solução aquosa. Usar óleo de banho nos últimos dois minutos do banho;
  • Pode-se adicionar hipoclorito de sódio à água do banho, o que reduz a necessidade do uso de corticoides e antibióticos na dermatite atópica;
  • Usar hidratante emoliente sem fragância pelo menos duas vezes ao dia no corpo e de uso regular: protege a barreira cutânea e trata a pele seca, o sinal mais característico da dermatite atópica;
  • Uma das aplicações do hidratante deve ser feita imediatamente após o banho, com o corpo ainda levemente úmido, após secagem delicada com toalha macia.

Gostaríamos de convidá-los para a sua primeira edição com o curso online “Step-by-Step Dermatologia”.

O curso será focado em ajudar no dia a dia de ambulatório dos residentes e pós graduandos de dermatologia brasileiros.

A programação do curso foi montada com grandes referências nacionais que abordarão os principais temas da dermatologia. Serão 30 horas de aulas on-line ao vivo que ficarão disponíveis no site até três meses após o término do curso e ocorrerá nos primeiros sábados do meses de abril a agosto.

Para mais informações sobre o curso, acesse:
https://learning.dioscope.com.br/course/sbsdermabr

Também estamos disponíveis por e-mail!

Teremos desconto de 50% para os primeiros 100 inscritos

Nos vemos lá!

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
# Wollenberg A, Barbarot S, Bieber T, et al. Consensus-based European guidelines for treatmentof atopic eczema (atopic dermatitis) in adults and children: part I. J Eur Acad Dermatol Venereol. 2018; 32(5): 657-682.   # Sidbury R, Kodama S. Atopic dermatitis guidelines: Diagnosis, systemic therapy, and adjunctive care. Clin Dermatol. 2018; 36(5): 648-652.  # Eichenfield LF, Tom WL, Chamlin SL, et al. Guidelines of care for the management of atopic dermatitis: section 1. Diagnosis and assessment of atopic dermatitis. J Am Acad Dermatol. 2014; 70(2): 338-51. 
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.