Dexmedetomidina vs. hidrato de cloral para sedação periprocedural em crianças

O hidrato de cloral é comumente usado na sedação de crianças para procedimentos indolores. Em novo estudo, pesquisadores chineses testaram se a dexmedetomidina pode ter o mesmo efeito.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

O hidrato de cloral é comumente usado na sedação de crianças para procedimentos indolores. Em novo estudo, publicado na revista Anaesthesia, pesquisadores chineses testaram se a dexmedetomidina (PrecedexTM) pode ter o mesmo efeito, mas com uma recuperação mais rápida.

Para a análise, 196 crianças foram randomizadas para receber xarope de hidrato de cloral 50 mg.kg−1 e salina spray nasal ou xarope de placebo e dexmedetomidina spray nasal 3 μg.kg−1, 30 minutos antes de realizarem uma tomografia computadorizada.

Mais crianças resistiram ou choraram após beber xarope de hidrato de cloral do que o xarope de placebo: 72 de 107 (67%) versus 42 de 87 (48%), p = 0,009. Mas, não houve diferença entre a solução salina e a dexmedetomidina: 49 de 107 (46%) versus 40 de 87 (46%), p = 0,98.

Você encontra mais sobre analgesia e sedação em Pediatria no Whitebook. Clique aqui e baixe grátis o app #1 do médico brasileiro!

A sedação foi satisfatória em 81 de 107 (76%) crianças após o hidrato de cloral e 64 de 87 (74%) após dexmedetomidina, p = 0,74. Das 173 crianças acompanhadas durante pelo menos 4 horas após a alta, 38 de 97 (39%) recuperaram a função normal após hidrato de cloral e 32 de 76 (42%) após dexmedetomidina, p = 0,76.

Seis participantes vomitaram após hidrato de cloral + placebo versus nenhum após placebo + dexmedetomidina (p = 0,03); mais crianças no grupo da dexmedetomidina apresentaram bradicardia (16% versus 3%).

O hidrato de cloral continua sendo a melhor opção de sedação em crianças, mas pelos resultados os pesquisadores recomendam que, se o hidrato de cloral falhar ou existir uma contra-indicação, a dexmedetomidina intranasal pode ser uma escolha razoável.

Veja também: ‘Nova escala para sedação em procedimentos na pediatria’

*Esse artigo foi revisado pelo médico Eduardo Moura.

Referências:

  • Yuen, V. M., Li, B. L., Cheuk, D. K., Leung, M. K. M., Hui, T. W. C., Wong, I. C., Lam, W. W., Choi, S. W. and Irwin, M. G. (2017), A randomised controlled trial of oral chloral hydrate vs. intranasal dexmedetomidine before computerised tomography in children. Anaesthesia. doi:10.1111/anae.13981
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão

Especialidades

Tags