Leia mais:
Leia mais:
CHEST 2021: fibrose pulmonar idiopática – atualizações baseadas em evidências
Quiz: mulher hipertensa e diabética identifica nódulo na mama esquerda. Qual o diagnóstico?
Os novos anticoagulantes orais estão sendo mais utilizados que os antagonistas da vitamina K em pacientes com FA?
Quiz: Sífilis adquirida e Sífilis congênita
Whitebook: coombs indireto – o que é e como solicitar?

Dexmedetomidina vs. hidrato de cloral para sedação periprocedural em crianças

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

O hidrato de cloral é comumente usado na sedação de crianças para procedimentos indolores. Em novo estudo, publicado na revista Anaesthesia, pesquisadores chineses testaram se a dexmedetomidina (PrecedexTM) pode ter o mesmo efeito, mas com uma recuperação mais rápida.

Para a análise, 196 crianças foram randomizadas para receber xarope de hidrato de cloral 50 mg.kg−1 e salina spray nasal ou xarope de placebo e dexmedetomidina spray nasal 3 μg.kg−1, 30 minutos antes de realizarem uma tomografia computadorizada.

Mais crianças resistiram ou choraram após beber xarope de hidrato de cloral do que o xarope de placebo: 72 de 107 (67%) versus 42 de 87 (48%), p = 0,009. Mas, não houve diferença entre a solução salina e a dexmedetomidina: 49 de 107 (46%) versus 40 de 87 (46%), p = 0,98.

Você encontra mais sobre analgesia e sedação em Pediatria no Whitebook. Clique aqui e baixe grátis o app #1 do médico brasileiro!

A sedação foi satisfatória em 81 de 107 (76%) crianças após o hidrato de cloral e 64 de 87 (74%) após dexmedetomidina, p = 0,74. Das 173 crianças acompanhadas durante pelo menos 4 horas após a alta, 38 de 97 (39%) recuperaram a função normal após hidrato de cloral e 32 de 76 (42%) após dexmedetomidina, p = 0,76.

Seis participantes vomitaram após hidrato de cloral + placebo versus nenhum após placebo + dexmedetomidina (p = 0,03); mais crianças no grupo da dexmedetomidina apresentaram bradicardia (16% versus 3%).

O hidrato de cloral continua sendo a melhor opção de sedação em crianças, mas pelos resultados os pesquisadores recomendam que, se o hidrato de cloral falhar ou existir uma contra-indicação, a dexmedetomidina intranasal pode ser uma escolha razoável.

Veja também: ‘Nova escala para sedação em procedimentos na pediatria’

*Esse artigo foi revisado pelo médico Eduardo Moura.

Referências:

  • Yuen, V. M., Li, B. L., Cheuk, D. K., Leung, M. K. M., Hui, T. W. C., Wong, I. C., Lam, W. W., Choi, S. W. and Irwin, M. G. (2017), A randomised controlled trial of oral chloral hydrate vs. intranasal dexmedetomidine before computerised tomography in children. Anaesthesia. doi:10.1111/anae.13981
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar