Dezembro Laranja: Uma campanha de conscientização sobre o câncer de pele

A campanha Dezembro Laranja, da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), visa conscientizar a população sobre o câncer de pele.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

No mês de dezembro, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) realiza a campanha Dezembro Laranja, que visa conscientizar a população sobre o câncer de pelereconhecimento de lesões suspeitas, suas formas de prevenção, assim como diagnóstico precoce da doença. 

câncer de pele

Casos em território nacional

O câncer de pele no Brasil corresponde a 27% de todos os tumores malignos no país, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), com 180 mil novos casos por ano dos tipos não melanoma e 8,5 mil novos casos de melanoma. Os não melanoma, que são o tipo mais frequente e correspondem aos subtipos carcinoma basocelular e carcinoma espinocelular, apesar de possuírem baixa letalidade, apresentam alta morbidade, produzindo deformações estéticas e alterações funcionais importantes, determinando perda de qualidade de vida dos seus portadores.

A radiação ultravioleta (UV) presente nos raios solares provoca um crescimento anormal das células que compõem a pele, tal efeito é cumulativo e a longo prazo podem ocasionar o câncer de pele. O tipo mais comum é o basocelular, seguido do espinocelular, ambos costumam ter altos percentuais de cura se diagnosticados e tratados precocemente. Já o melanoma costuma ser mais agressivo e potencialmente letal se não diagnosticado e tratado a tempo, possuindo ainda elevado risco de metástase. Sabe-se também que o câncer de pele não melanoma está mais relacionado à exposição crônica e continuada à radiação UV, enquanto o melanoma tem relação com exposição aguda e intensa à radiação UV. 

Lesões suspeitas podem incluir: 

  • Mancha ou ferida que não cicatriza e possui crescimento contínuo, podendo apresentar crosta, coceira, erosão ou sangramento;
  • Pinta preta ou castanha que pode mudar de cor e textura, crescer de tamanho e possuir bordas irregulares;
  • Lesão de aparência elevada, brilhante, translúcida, avermelhada, castanha, rósea ou multicolorida, com crosta central e que sangra facilmente.

Fatores de risco para o câncer de pele

Os principais fatores de risco para o desenvolvimento de câncer de pele são a exposição solar prolongada e desprotegida ao longo da vida e também episódios de queimadura solar. Pessoas com pele, olhos e cabelos claros, que se queimam facilmente quando expostas ao sol, têm maior predisposição genética para o desenvolvimento de câncer de pele e lesões pré-malignas, portanto é necessário estar atento à história familiar para esse tipo de câncer.

Leia também: Dezembro laranja: câncer de pele e a importância da conscientização

Tratamento 

Para prevenção do câncer de pele, devemos adotar hábitos de fotoproteção que são um conjunto de medidas direcionadas a reduzir a exposição ao sol e a prevenir o desenvolvimento de dano solar, tendo em vista que o Brasil é um dos países com maior insolação e incidência solar no mundo. Para isso devemos: fazer uso de protetor solar com reaplicação a cada duas horas, uso de óculos de sol, uso de blusas com proteção UV, uso de chapéus ou bonés, evitar exposição solar entre 10-16h assim como exposição solar direta. Os protetores solares são capazes de prevenir a queimadura, envelhecimento precoce e câncer de pele, porém não é indicado que seja usado de forma isolada, devendo ser utilizado em conjunto com as demais medidas.

Referências bibliográficas:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão