Dia do Trabalho: LER e DORT são doenças que mais afetam o trabalhador brasileiro

De acordo com o Saúde Brasil 2018, estudo do Ministério da Saúde, a LER e o DORT são enfermidades ocupacionais que mais acometem o trabalhador brasileiro.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

As lesões por esforço repetitivo (LER) e os distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT) são enfermidades ocupacionais que mais acometem os brasileiros, principalmente os ativos economicamente. A afirmação partiu do Saúde Brasil 2018, estudo do Ministério da Saúde. A pesquisa indica que, entre os 2007 e 2016, mais de 67 mil casos de LER/Dort foram diagnosticados, o que constituiu um  aumento de 184% desde o primeiro ano de análise até o último. Os resultados despertam preocupação em relação à saúde dos trabalhadores.

O levantamento também aponta um aumento na exposição de trabalhadores a fatores de risco, o que pode acarretar incapacidade funcional. As mais afetadas foram as mulheres (51,7%), pessoas entre 40 e 49 anos (33,6%), e indivíduos com ensino médio completo (32,7%). A região que registrou o maior número de casos foi o sudeste, com 58,4% do total de notificações do país no período.

Já quando se trata dos setores ocupacionais, as ocorrências de LER e DORT foram maior nos profissionais de setores industrial, comercial, alimentício, transporte e serviços domésticos/limpeza. Entre as profissões, faxineiros, operadores de máquinas fixas, alimentadores de linhas de produção e cozinheiros foram os mais atingidos com algum desses problemas de saúde no trabalho.

Leia maisSaiba o que é síndrome do túnel do carpo e como a acupuntura pode auxiliar

LER é uma síndrome formada por um grupo de doenças, como tendinite, bursite, síndrome do túnel do carpo e dedo em gatilho, que afeta músculos, nervos e tendões dos membros superiores, sobrecarregando o sistema musculoesquelético. Esse distúrbio provoca dor e inflamação, podendo alterar a capacidade funcional da região comprometida.

DORT é ocasionado pela repetição de movimentos de qualquer parte do corpo que podem provocar lesões em tendões, músculos e articulações, principalmente dos membros superiores, ombros e pescoço devido ao uso repetitivo ou a manutenção de posturas inadequadas resultando em dor fadiga.

A LER e o DORT podem prejudicar a produtividade laboral, a participação na força de trabalho, além do comprometimento financeiro e da posição alcançada pelo trabalhador. Além disso, essas síndromes são responsáveis pela maior parte dos afastamentos do trabalho e representam custos com pagamentos de indenizações, tratamentos e processos de reintegração à ocupação.

trabalhador

Sintomas

Os sintomas de síndromes como LER e DORT são dor, formigamento, dormência, choque e fadiga. Inicialmente, esses sintomas aparecem esporadicamente durante a jornada de trabalho. Mais tarde, eles duram toda a jornada. Depois, aparecem até mesmo durante os momentos de lazer e repouso, até se tornarem crônicos.

Os trabalhadores com sintomas devem procurar os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) e também os Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) de sua região, que poderão orientá-los quanto à rede de tratamento. Em todas as regiões do país há um Centro de Referência em Saúde do Trabalhador.

Medidas preventivas

Para prevenir esses problemas de saúde, o Ministério da Saúde recomenda aos empregadores atenção à Norma Regulamentadora 17, que estabelece parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, com o objetivo de proporcionar maior conforto, segurança e desempenho eficiente.

Também é igualmente importante que os empregadores promovam ações de educação em saúde aos trabalhadores, como a realização de ginástica laboral no local de trabalho, a criação de hábitos de pausas regulares durante o período do expediente, a realização regular dos movimentos corporais, evitar horas extras e a sobrecarga mental, e a utilização de mobiliários ergonômicos.

É médico e quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades

Tags