Página Principal > Colunistas > Dia Mundial do Rim: entenda a relação entre obesidade e doença renal
glomerulonefrite

Dia Mundial do Rim: entenda a relação entre obesidade e doença renal

Dia Mundial do Rim é uma campanha global de conscientização que visa informar sobre a importância de nossos rins. No mundo inteiro, anualmente, centenas de eventos acontecem.

A Sociedade Brasileira de Nefrologia coordena essa campanha no Brasil e cria material informativo e educativo que é distribuído e divulgado em todas as regiões, tendo em média 500 eventos realizados nos últimos dois anos. Para 2017, o tema do Dia Mundial do Rim será “Doença Renal e Obesidade. Estilo de vida saudável para rins saudáveis”.

Mais da autora: ‘Extremis: os desafios das decisões de fim de vida’

A relação entre Doença Renal e Obesidade

Em 2025, a obesidade afetará 18% dos homens e mais de 21% das mulheres em todo o mundo, enquanto a obesidade grave afetará 6% de todos os homens e 9% de todas as mulheres. Em algumas nações, a obesidade já está presente em mais de um terço da população adulta e contribui significativamente para a má saúde geral e altos custos médicos anuais.

Um crescente corpo de evidências indica que a obesidade é um potente fator de risco para o desenvolvimento de doença renal crônica (DRC) e doença renal terminal (IRT). A obesidade pode levar à DRC tanto indiretamente, pelo aumento da diabetes tipo 2, hipertensão e doenças cardíacas, como também causando dano renal direto, aumentando a carga de trabalho dos rins e outros mecanismos. Reduzir a obesidade pode reverter ou retardar a progressão da DRC.

As melhores condutas médica você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Como participar da campanha?

1- Acesse a programação do evento no Brasil, clicando aqui.

2- Seja parte da Iniciativa “#move4kidneys”: Saia para uma caminhada, nade, corra, jogue seu esporte favorito, pegue as escadas. Movimente-se!

Nefrolitíase: Conduta médica em Urologia – baixe GRÁTIS nosso e-book!

Autora:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.