Leia mais:
Leia mais:
Caso clínico: paciente de 7 meses, crises de tosse
Criança de 10 anos realizou radiografia de tórax. O que ele tem?
Dia Internacional da Pessoa com Deficiência: como apoiar?
Inclusão da pessoa com deficiência no trabalho: como preencher o laudo e implicações legais
Quais os riscos em crianças com convulsões febris após vacinação?

Dia nacional da criança com deficiência

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

O dia 09 de dezembro foi nomeado como o Dia Nacional da Criança com Deficiência. Segundo o art. 2 da Lei n° 13.146/2015, considera-se pessoa com deficiência “aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, (…) o qual pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais”.

Leia também: Dia Internacional de Luta das Pessoas com Deficiência

acessibidade-nursebook-02

A legislação brasileira considera como:

  • Deficiência física o comprometimento funcional total ou parcial de uma ou mais estruturas corporais;
  • Deficiência auditiva como perda bilateral, parcial ou total, de quarenta e um decibéis (dB) ou mais, aferida por audiograma nas frequências de 500 Hz, 1.000 Hz, 2.000 Hz e 3.000 Hz.
  • Deficiência visual: Cegueira definida como acuidade visual inferior a 0,05 no melhor olho; Baixa visão definida como acuidade visual entre 0,3 0,05 no melhor olho;
  • Deficiência Mental: funcionamento intelectual comprometido e limitações associadas a duas ou mais áreas de habilidades adaptativas: comunicação; autocuidado, habilidades de socialização, utilização dos recursos da comunidade; saúde e segurança; habilidades acadêmicas; atividades de lazer; trabalho.
  • Deficiência Múltipla: associação de duas ou mais eficiências;

O último relatório da UNICEF afirma que cerca de 240 milhões de crianças no mundo possuem algum tipo de deficiência. Com base nos dados de 42 países, o relatório identificou os impactos negativos que abrangem aspectos sociais e de saúde dessas crianças, provocados pelas barreiras enfrentadas.

Saiba mais: Deficiência auditiva em crianças

Em comparação às crianças que não possuem deficiência, as crianças com deficiência apresentam maior risco de desnutrição e infecções respiratórias agudas, e quase 50% de probabilidade de nunca frequentarem a escola. O relatório da Unicef também evidenciou que o risco dessas crianças se sentirem discriminadas e infelizes é 50% maior.

Em contrapartida, a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (a LEI Nº 13.146, de 6 de julho de 2015) abrange artigos que prioritariamente destacam a igualdade e direito a não discriminação das pessoas com deficiência visando a inclusão social e a cidadania.

Mensagem final

Além da atenção integral e igualitária à saúde inerente a todo indivíduo, crianças com deficiência também devem ser assistidas em serviços especializados. O direito à habilitação e reabilitação das crianças com deficiência, objetivam o desenvolvimento de potencialidades do indivíduo, capacidade funcional máxima possível, autonomia, habilidades, recursos pessoais e comunitários para melhor desempenho das atividades e prevenção de danos à qualidade de vida.

É fundamental que a criança com deficiência vivencie experiências de convivência com outras crianças, com ou sem deficiência, em espaços comuns que não tenham discriminações, permitindo que a inclusão aconteça e que crianças e adultos aprendam a conviver com as diferenças inerentes a cada ser humano.

Autor(a):

Referências bibliográficas:

  • Sociedade Brasileira de Pediatria. Atualização sobre Inclusão de Crianças e Adolescentes com Deficiência. Rio de Janeiro: SBP. Maio, 2017. Disponível em: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/2017/05/Atualizao-sobre-Incluso-de-Crianas-e-Adolescentes-com-Deficincia.pdf
  • Brasil. Lei nº 13.146, de 6 de Julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial da União de 7 e Julho de 2015.
  • Franco V. Introdução à intervenção precoce no desenvolvimento da criança: com a família, com a comunidade, em equipe. Évora, Edições Aloendro, 2015.
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.