Leia mais:
Leia mais:
AAP 2021: associação de amamentação com asma infantil
Quiz: Paciente idosa e asmática sem tratamento dá entrada na emergência. Qual o diagnóstico?
AAP 2021: corticoides inalatórios no pronto-socorro para asma recorrente após fim de programa de incentivo
3 doenças com mais risco na pediatria
Quiz: Mulher com insuficiência respiratória por pneumonia é intubada com cetamina. Sobre o sedativo, o que é falso?

Dia Nacional de Controle da Asma

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

O Brasil é um dos países que possuem maior prevalência de asma, cerca de 12% da população de adolescentes e adultos têm o diagnóstico médico de asma. O Dia Nacional de Controle da Asma é especialmente importante porque, apesar de cerca de 12% da população ter o diagnóstico médico de asma, estima-se que 23% da população tenha sintomas, o que nos leva a acreditar que cerca de 13% da população não tem conhecimento do seu diagnóstico. Acredita-se, ainda, que cerca de 87% das pessoas que têm ciência do diagnóstico de asma, não têm os sintomas plenamente controlados.

21 de junho: Dia Nacional de Controle da Asma

O que é a asma?

É uma doença crônica caracterizada pela inflamação das vias aéreas, resultando em sintomas de variada intensidade de acordo com o tempo e gravidade da doença.

Quais os sintomas da asma?

  • Sibilos;
  • Tiragem intercostal;
  • Tiragem subcostal;
  • Tiragem esternal;
  • Batimento de asa de nariz;
  • Tosse;
  • Queda de saturação de oxigênio.

Tem cura?

A asma não tem cura. O tratamento visa a prevenção de exacerbações e manutenção da capacidade pulmonar. Ele divide-se em controle ambiental, controle medicamentoso e tratamento das exacerbações.

Ações de enfermagem

As ações de enfermagem vão desde a educação em saúde a ações de controle, como:

  • Recomendar ações de controle ambiental e de hábitos, como evitar contato com poeira ou em locais com níveis altos de poluição;
  • Medidas domiciliares de controle de ácaros, como manter os ambientes bem arejados, trocar travesseiro a cada seis meses, trocar roupa de cama periodicamente, usar fronhas impermeáveis, evitar contato com pelo de animais, preferir produtos de higiene pessoal e de limpeza ambiental inodoros ou com cheiro suave e evitar contato com substâncias que sabidamente tenham alergia;
  • O enfermeiro deve orientar, também, que o uso e abuso de drogas e de tabaco podem aumentar o risco de exacerbações e diminuir o efeito das drogas de controle do broncoespasmo.

Leia também: A asma é um fator de risco ou protetor para Covid-19 em pediatria?

Tratamento medicamentoso

Atualmente, as recomendações para o manejo da asma da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia apontam como o tratamento ambiental e inalatórios como prioritários, utilizando corticóides orais sendo recomendados em casos mais graves, cujos tratamentos com corticoide inalatório, β2-agonista de longa duração, β2-agonista de curta duração, formoterol não tenho sido efetivos.

Autor:

Referências bibliográficas:

 

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar