Página Principal > Endocrinologia > Diabetes: acarbose previne desenvolvimento de eventos cardiovasculares
diabetes

Diabetes: acarbose previne desenvolvimento de eventos cardiovasculares

Tempo de leitura: 2 minutos.

A acarbose é um fármaco aprovado pela Food And Drugs Administration (FDA) desde 1995 para o tratamento da hiperglicemia pós-prandial e na diminuição da absorção da glicose pelo intestino. Mas até o momento, seus efeitos não haviam sido testados no controle do diabetes tipo 2.

Pesquisas recentes associaram a acarbose a efeitos benéficos cardiovasculares em indivíduos com diabetes. Um novo estudo testou o medicamento como adjuvante no tratamento da doença, no qual a metformina foi utilizada como primeira-linha.

Acarbose x diabetes

O levantamento, realizado em Taiwan entre 2004 e 2015 e publicado em outubro na revista The Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism, comparou os efeitos da acarbose com os do tipo sulfonilureia em combinação com a metformina no tratamento de diabetes tipo 2. O estudo populacional de coorte contou com dados de 14,306 participantes diagnosticados com diabetes tipo 2, pareados por tipo físico, idade, sexo, peso corporal, duração do diabetes e presença de comorbidades.

Leia mais: Diabetes: risco cardiovascular é maior em diabéticos com hipertensão – (PEBMEDCast)

Os pacientes tinham idade média de 55,8 anos e 47,8% eram homens. Os integrantes foram acompanhados durante o tempo médio de 1,3 anos. Os pesquisadores analisaram as eventuais mortalidade e hospitalização que poderiam ter sido causadas por todos os tipos de eventos cardiovasculares como infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral isquêmico, insuficiência cardíaca, hipoglicemia, etc.

Resultados

Ao final da análise, o uso da acarbose adjuvante à metformina foi relacionado a um menor risco no desenvolvimento de eventos cardiovasculares diversos em relação aos medicamentos do tipo sulfonilureia também adjuvantes à metformina (hazard ratio 0,69; IC 95% [0,52-0,91]). A acarbose se mostrou superior também na prevenção de AVE isquêmico (HR, 0,68; IC 95% [0,49-0,94]) e hipoglicemia (HR, 0,23; IC 95% [0,08-0,71]).

Tenha em mãos informações objetivas e rápidas sobre práticas médicas. Baixe o Whitebook

Referências:

  • Pai-Feng Hsu, Shih-Hsien Sung, Hao-Min Cheng, Shyi-Jang Shin, Kun-Der Lin, Keong Chong, Fu-Shun Yen, Ben-Hui Yu, Chi-Ting Huang, Chih-Cheng Hsu; Cardiovascular Benefits of Acarbose vs Sulfonylureas in Patients With Type 2 Diabetes Treated With Metformin, The Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism, Volume 103, Issue 10, 1 October 2018, Pages 3611–3619, doi.org/10.1210/jc.2018-00040

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.



Esse site utiliza cookies. Para saber mais sobre como usamos cookies, consulte nossa política.