Leia mais:
Leia mais:
O uso de estatinas está associado à progressão do diabetes?
Como identificar 16 doenças que se manifestam pela boca
Pesquisa indica que brasileiros com diabetes reduziram o controle da doença na pandemia
Quiz: Agricultor apresentando deformidade nos dedos das mãos que dificultam o trabalho. Qual o diagnóstico?
Recomendações pré-concepcionais para paciente com diabetes (tipo 1 ou 2) da ADA

Diabetes: dapaglifozina previne riscos cardiovasculares?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

No congresso da AHA 2018, foi publicado um estudo (DECLARE-TIMI 58) para avaliar os efeitos cardiovasculares da dapaglifozina, um dos inibidores da SGLT2, no tratamento de diabetes. O estudo foi multicêntrico e selecionou pacientes com diabetes tipo 2, idade > 40 anos, glicada 6,5-12%, TFGe > 60 ml/min, e presença de doença cardiovascular e/ou múltiplos fatores de risco. A dose utilizada de dapaglifozina foi 10 mg/dia.

Os resultados mostraram redução no risco de desenvolver insuficiência cardíaca e piora da função renal. Contudo, ao contrário do estudo EMPA-REG, não houve redução na mortalidade cardiovascular.

Leia mais:

Amputações, fraturas e câncer não foram observados com a droga, mas houve os já conhecidos riscos de infecções genitais/urinárias e cetoacidose. A incidência de cetoacidose foi baixa, menos de 1%.

O que este estudo agrega na prática?

Em linha com uma metanálise recente publicada no Lancet, os inibidores da SGLT2 confirmam seu benefício cardiovascular. O que intriga os pesquisadores é o mecanismo. A redução glicêmica é pequena, cerca 0,5-0,6% na glicada, e é pouco provável que isso isoladamente traga tanto benefício. Para a maioria, é o efeito natriurético/diurético a grande “sacada”. Foi nos pacientes com pior função renal de base que os iGLT2 mostraram maior efeito protetor de piora da TFGe e do risco de IC.

Mas para reduzir IC seria necessária uma droga tão cara? E se eles fossem comparados a outros diuréticos? Para isso não temos evidência ainda. É bom lembrar que em trials de hipertensão, a clortalidona também reduziu risco de IC, até mais que outras classes. Por enquanto, há uma tendência, no paciente cardiopata, a utilizar os inibidores da SGLT2 como “segunda droga”, após a metformina.

É médico e também quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Autor:

Referências:

  • ZELNIKER, Thomas et all. SGLT2 inhibitors for primary and secondary prevention of cardiovascular and renal outcomes in type 2 diabetes: a systematic review and meta-analysis of cardiovascular outcome trials. The Lancet, 10 de novembro. https://doi.org/10.1016/S0140-6736(18)32590-X
  • WIVIOTT, Stephen et all. Dapagliflozin and Cardiovascular Outcomes in Type 2 Diabetes. The New England Journal od Medcine. DOI: 10.1056/NEJMoa1812389
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar