Dicas para provas de Residência Médica em Ginecologia

Confira este artigo do blog da Medcel sobre os assuntos mais quentes e atuais da Ginecologia nas provas de Residência Médica.

Você já conhece a Medcel? Lá, você encontra as mais recentes metodologias e simulados, e os mais completos cursos preparatórios para as provas de Residência Médica. Para dicas fresquinhas sobre RM, visite o blog da Medcel.

Confira algumas dicas da Medcel sobre os assuntos mais cobrados nas provas de Ginecologia para R1 (para visualizar as dicas completas, acesse o blog):

1. Anticoncepção

Métodos comportamentais, barreira, intrauterinos, hormonais, cirúrgicos e de emergência disponibilizados pelo SUS; taxas de falhas e eficácia; principais indicações e contraindicações de cada método (principalmente das contraindicações ao estrogênio). Também deve estar no seu resumo o manejo de efeitos colaterais de cada um.

2. HPV e câncer do colo uterino

A maioria das questões é sobre as condutas no ASC-US. O exame em um ano se a paciente tiver entre 25 e 29 anos. Nessa faixa etária, a possibilidade de uma lesão de alto grau ainda é muito pequena. A partir dos 30 anos, o exame deve ser repetido em seis meses. Fique de olho nas vacinas contra HPV quadrivalentes, disponibilizadas pelo SUS.

3. Climatério

A definição de menopausa precoce é quando ocorre antes dos 40 anos. Quando os sintomas como fogachos começam a surgir antes dessa idade, é necessário dosar FSH (que nesses casos estará alto). Em mulheres acima dessa idade, não há necessidade. Outra questão para se atentar é em relação a reposição de terapia hormonal (TH).

4. Doenças malignas das mamas

O câncer de mama é o principal assunto relacionado com oncologia. É a segunda neoplasia mais frequente entre mulheres brasileiras. Aqui você deve ficar ligado no rastreamento de pacientes de baixo e alto risco, idades, classificação de sistema BI-RADS (características e condutas), teste genético, protocolo SPIKES de má-notícias.

5. Vulvovaginites e cervicites

Dar uma boa estudada na clínica e diagnósticos das vulvovaginites: candidíase, vaginose bacteriana e tricomoníase. E, também, nas cervicites por clamídia e gonococo. Acesse todos os pontos de atenção sobre vulvovaginites e cervicites neste mapa mental exclusivo.

Outros temas que você deve dar uma olhada são:

 

Gostou deste artigo? Então visite o blog da Medcel e confira as dicas completas!

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.