Leia mais:
Leia mais:
Dietas: qual tem mais mortalidade por doenças cardiovasculares?
Dieta no perioperatório: o uso de chicletes é recomendável em cirurgias colônicas?
Recomendações sobre dieta e atividade física para prevenção de câncer
Comer frutas durante a gestação estimula o desenvolvimento cerebral dos bebês
Whitebook: abordagem dietética da obesidade e tipos de dieta

Dieta mediterrânea aumenta a espessura cortical?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Em mais um estudo que demonstra a importância de uma boa alimentação para a saúde do cérebro, pesquisadores encontraram evidências que indicam que dieta mediterrânea está ligada ao aumento da espessura cortical e melhoria da função cognitiva.

500x250banner2

Uma avaliação feita com 672 idosos, na Mayo Clinic Study of Aging, mostrou que os participantes com uma pontuação maior na escala de aderência à dieta mediterrânea tinham medidas significativamente maiores de espessura cortical nos lobos frontal, parietal e occipital.

Aqueles que consumiam mais peixe, legumes, grãos integrais ou cereais também apresentaram maior espessura cortical, mas em outras regiões do cérebro.

Uma publicação separada mostrou os resultados de uma nova meta-análise de 18 estudos, indicando que o alto consumo de uma dieta mediterrânea está associada com melhor atenção, memória e linguagem -, além de um “abrandamento” do comprometimento cognitivo.

Para os pesquisadores, os estudos mostram o impacto que a dieta tem nas mudanças estruturais do cérebro, associadas à síndrome demencial. Os resultados podem ajudar as pessoas a perceber que eles tem um papel a desempenhar na redução do risco de demência, prestando atenção aos seus hábitos alimentares.

Portanto, a mensagem é que os médicos devem continuar a educar seus pacientes sobre a importância de uma dieta saudável não só para o coração, mas também para o cérebro.

250-BANNER3

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique Aqui!

Referências:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar