Diferenças entre as vacinas Covid-19 Pfizer e Coronavac para uso pediátrico 

É imprescindível que os profissional de saúde compreendam as diferenças das vacinas de uso pediátrico, a fim de garantir as boas práticas.

A vacinação infantil contra a covid-19 vem sendo discutida desde o início da campanha de vacinação, entretanto, somente no final do ano de 2021 algumas agências reguladoras de outros países autorizaram o uso pediátrico das vacinas, com intuito de ampliar o controle da pandemia.    

Leia também: Covid-19: Ministério da Saúde amplia 4° dose da vacina para adolescentes imunocomprometidos

Sobre o controle da pandemia, é oportuno destacar que, as crianças (5 à 11 anos) tiveram uma incidência da covid-19 de 30,7/100 mil habitantes e letalidade de 4,9%, totalizando 565.913 casos de covid-19 e 286 óbitos no Brasil. Apesar disso, alguns fatores de risco foram apontados para desenvolverem maior agravamento da doença. São eles: obesidade, maior idade, e comorbidades (diabetes tipo 2, asma, doenças cardíacas e pulmonares e doenças neurológicas, distúrbios do desenvolvimento neurológico e doenças neuromusculares). 

A Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o uso da vacina Comirnaty (Pfizer/Wieth) para as crianças de 5 à 11 anos, no dia 15 de dezembro de 2021 e da vacina Coronavac para crianças e adolescentes de 6 à 17 anos (sem imunossupressão) no dia 20 de janeiro de 2022. Após autorização, o Ministério da Saúde (MS) atualizou o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, incluindo a faixa etária na campanha de vacina, no dia 01 de fevereiro de 2022, destacando as recomendações para o uso das vacinas contra a covid-19 e do intervalo de 15 dias entre essa vacinação e outros imunobiológicos em crianças. 

Saiba mais: Vacinação em crianças contra a Covid-19: fazer ou não fazer, é uma questão?

Considerando o uso de 2 imunobiológicos em crianças, é importante considerar suas diferenças para a utilização. Ademais, a vacina Pfizer possui composição e frascos diferentes para uso adulto e pediátrico.  Nesse contexto, é imprescindível que os profissional de saúde compreendam as diferenças das vacinas de uso pediátrico, a fim de garantirem as boas práticas.

Diferenças entre as vacinas Covid-19 Pfizer e Coronavac para uso pediátrico 

Para fins de esclarecimento, seguem as diferenças entre elas:  

  Vacina adsorvida Covid-19 (inativada) Coronavac/Butantan – uso pediátrico e adulto  Vacina Comirnaty (Pfizer/Wyeth) – uso pediátrico  Vacina Comirnaty (Pfizer/Wyeth) – uso adulto 
Tampa do frasco  Cinza  Laranja  Roxa 
Faixa etária  6 à 17 anos (não imunossuprimidos)   5 à 11 anos  > 12 anos 
Dose  0,5 ml (600 SU)  0,2 ml (10 mcg)  0,3 ml (30 mcg) 
Doses por frasco  10  10  6 
Diluição  Não  Sim  Sim 
Quantidade de diluente por frasco   Não se aplica  1,3 ml  1,8 ml 
Esquema vacinal  2 doses (intervalo de 4 semanas)  2 doses (intervalo de 8 semanas)  2 doses (intervalo de 3 a 12 semanas) 
Tempo de armazenamento em refrigerador (frasco fechado em temperatura de 2 °C a 8 °C )  12 meses  10 semanas  1 mês 
Tempo de armazenamento após abertura do frasco em temperatura de 2 °C a 8 °C 8 horas  12 horas  6 horas 

Referências bibliográficas: 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades