Covid-19: Ministério da Saúde amplia 4° dose da vacina para adolescentes imunocomprometidos

O Ministério da Saúde ampliou a 4° dose da vacina contra a Covid-19 para adolescentes imunocomprometidos de 12 a 17 anos.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

O Ministério da Saúde ampliou a 4° dose da vacina contra a Covid-19 para adolescentes imunocomprometidos de 12 a 17 anos. Antes somente os adultos deste grupo estavam sendo imunizados com a 4° dose. A nota técnica foi publicada nesta quarta-feira (9/2).  

Nesse grupo prioritário estão incluídos pacientes em quimioterapia, em hemodiálise, que passaram por transplante de órgãos ou de células-tronco e que têm HIV/AIDS. A medida também vale para gestantes e puérperas dessa faixa etária. 

A partir de agora, o esquema primário de vacinação desse grupo deve ser realizado com três doses com intervalo de oito semanas entre elas. Após a conclusão desse esquema vacinal, deve ser incluída uma dose de reforço quatro meses depois da terceira dose (ou dose adicional). Essa orientação já estava em vigor para a população adulta, a partir de 18 anos, com alto grau de imunossupressão. 

A liberação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para CoronaVac em crianças e jovens de 6 a 17 anos não inclui imunocomprometidos.

Saiba mais: CoronaVac é autorizada para crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos, com veto a imunossuprimidos, pela Anvisa

Dose de reforço com vacina da Pfizer 

O reforço para o público adolescente com imunossupressão será realizado obrigatoriamente com a vacina da Pfizer. A decisão foi baseada em estudos científicos que mostram uma redução na efetividade dos imunizantes a partir de quatro meses após a conclusão do ciclo vacinal e na necessidade de reforçar a imunidade em grupos que são mais vulneráveis aos casos graves da Covid-19.  

Segundo a nota do Ministério da Saúde, “a vacina de RNA mensageiro, da Pfizer, produz uma resposta imune maior quando utilizada como dose de reforço”.  

No mesmo documento, a pasta reforça as recomendações para a população adulta imunossuprimida. Para quem tomou a dose única da Janssen e a dose de reforço, a orientação também é a aplicação de mais uma dose, com quatro meses de intervalo. 

Portanto, o esquema vacinal desse imunizante fica estabelecido em três doses, dessa forma: dose única + dose de reforço entre dois e seis meses depois + dose de reforço a partir de quatro meses da última dose. 

O reforço para a população adulta que se vacinou, no esquema primário, com Pfizer, Astrazeneca ou CoronaVac deve ser realizado com as vacinas da Pfizer, Astrazeneca ou Janssen, segundo a recomendação do Ministério da Saúde.

Covid-19 em imunossuprimidos – parte I: como a doença age em receptores de transplante de órgãos?

Com a ampliação, passam a vigorar os seguintes esquemas vacinais contra a Covid-19 para os indivíduos imunocomprometidos: 

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências bibliográficas:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão