Leia mais:
Leia mais:
Segunda etapa da Campanha de Vacinação contra Influenza e Sarampo vai até 3 de junho
HPV: menos de 4 entre 10 meninos tomam duas doses da vacina no Brasil
Semana de Vacinação das Américas no ano da covid-19
Caxumba: como fazer o diagnóstico e tratamento?
Vacinação de prematuros na Atenção Primária à Saúde

Covid-19: Ministério da Saúde amplia 4° dose da vacina para adolescentes imunocomprometidos

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

O Ministério da Saúde ampliou a 4° dose da vacina contra a Covid-19 para adolescentes imunocomprometidos de 12 a 17 anos. Antes somente os adultos deste grupo estavam sendo imunizados com a 4° dose. A nota técnica foi publicada nesta quarta-feira (9/2).  

Nesse grupo prioritário estão incluídos pacientes em quimioterapia, em hemodiálise, que passaram por transplante de órgãos ou de células-tronco e que têm HIV/AIDS. A medida também vale para gestantes e puérperas dessa faixa etária. 

A partir de agora, o esquema primário de vacinação desse grupo deve ser realizado com três doses com intervalo de oito semanas entre elas. Após a conclusão desse esquema vacinal, deve ser incluída uma dose de reforço quatro meses depois da terceira dose (ou dose adicional). Essa orientação já estava em vigor para a população adulta, a partir de 18 anos, com alto grau de imunossupressão. 

A liberação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para CoronaVac em crianças e jovens de 6 a 17 anos não inclui imunocomprometidos.

Saiba mais: CoronaVac é autorizada para crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos, com veto a imunossuprimidos, pela Anvisa

Dose de reforço com vacina da Pfizer 

O reforço para o público adolescente com imunossupressão será realizado obrigatoriamente com a vacina da Pfizer. A decisão foi baseada em estudos científicos que mostram uma redução na efetividade dos imunizantes a partir de quatro meses após a conclusão do ciclo vacinal e na necessidade de reforçar a imunidade em grupos que são mais vulneráveis aos casos graves da Covid-19.  

Segundo a nota do Ministério da Saúde, “a vacina de RNA mensageiro, da Pfizer, produz uma resposta imune maior quando utilizada como dose de reforço”.  

No mesmo documento, a pasta reforça as recomendações para a população adulta imunossuprimida. Para quem tomou a dose única da Janssen e a dose de reforço, a orientação também é a aplicação de mais uma dose, com quatro meses de intervalo. 

Portanto, o esquema vacinal desse imunizante fica estabelecido em três doses, dessa forma: dose única + dose de reforço entre dois e seis meses depois + dose de reforço a partir de quatro meses da última dose. 

O reforço para a população adulta que se vacinou, no esquema primário, com Pfizer, Astrazeneca ou CoronaVac deve ser realizado com as vacinas da Pfizer, Astrazeneca ou Janssen, segundo a recomendação do Ministério da Saúde.

Covid-19 em imunossuprimidos – parte I: como a doença age em receptores de transplante de órgãos?

Com a ampliação, passam a vigorar os seguintes esquemas vacinais contra a Covid-19 para os indivíduos imunocomprometidos: 

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências bibliográficas:

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.