Página Principal > Enfermagem > Diretriz orienta enfermeiros no manejo de grávidas em situação de rua
grávidas

Diretriz orienta enfermeiros no manejo de grávidas em situação de rua

Tempo de leitura: 2 minutos.

The Royal College of Midwives publicou no começo de março uma diretriz para o manejo de mulheres grávidas em situação de rua ou na iminência de tal situação. O guideline é voltado para enfermeiros e parteiras, agentes essenciais na garantia da saúde destas pacientes e os filhos que estarão por vir.

A entidade britânica lançou o documento com base no Ato de Redução da Situação de Rua, lei aprovada na Inglaterra em abril do ano passado com o objetivo de diminuir a extrema pobreza e a população sem-teto do país. A diretriz aprovada em março prevê o apoio às futuras mães em estado de mendicância ou que estão prestes e se tornar moradoras de rua.

Leia maisEnfermeira brasileira ganha prêmio internacional por humanização do parto

Entre as recomendações, a diretriz estimula enfermeiros, parteiras e profissionais de saúde pertencentes a alguma maternidade a perguntarem a situação real da paciente. O documento prevê o acompanhamento dessas grávidas em pelo menos quatro momentos da gravidez:

  • No momento do atendimento, para identificar o estado da paciente e os riscos
  • Na 28ª semana,
  • Na 36ª semana,
  • e na alta após o nascimento do bebê

Além da atenção primária às mães moradoras de ruas, no entanto, o documento prevê que enfermeiros, parteiras e demais profissionais de saúde devem aconselhar as pacientes a saírem das ruas, dar assistência necessária e indicar um serviço de abrigo a essas mulheres. Com consenso das pacientes, os profissionais também podem direcioná-las a espaços de acolhimento de sua escolha, de acordo com as leis locais.

No entanto, em meio à crescente crise mundial relacionada aos imigrantes, o guideline é direcionado apenas às mulheres com direito confirmado de estadia no Reino Unido, por meio de visto permanente ou cidadania britânica.

Quer ter mais segurança na sua prática profissional? Baixe agora o EnfermagemApp, o 1º aplicativo exclusivo para enfermeiros!

Referências:

2 Comentários

  1. Avatar

    Realizo uma pesquisa nessa temática. Gostaria de saber como faço para conseguir essa diretriz???

  2. Avatar

    Essas informações são extremamente importantes pra profissionais da área

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.



Esse site utiliza cookies. Para saber mais sobre como usamos cookies, consulte nossa política.