Leia mais:
Leia mais:
Os novos anticoagulantes orais estão sendo mais utilizados que os antagonistas da vitamina K em pacientes com FA?
Quiz: Sífilis adquirida e Sífilis congênita
Whitebook: coombs indireto – o que é e como solicitar?
Diagnóstico de policitemia vera: conceitos importantes
AAP 2021: avaliação de sepse tardia e terapia empírica em prematuros extremos

Diuréticos tiazídicos protegem contra o risco de fratura?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Hipertensão e fraturas osteoporóticas são distúrbios relacionados à idade cuja incidência aumenta rapidamente após os 65 anos. As condições estão relacionadas porque pessoas com hipertensão têm mais fraturas osteoporóticas. Em um novo estudo, pesquisadores analisaram se diuréticos tiazídicos, usados para o tratamento da hipertensão, estão associados com risco reduzido de fraturas.

500x120-amarelo

Em um grande ensaio clínico randomizado, pesquisadores examinaram os resultados de fraturas em cerca de 22 mil adultos de 55 anos ou mais, que foram designados para receber clortalidona (diurético tiazídico), amlodipina (antagonista dos canais de cálcio) ou lisinopril (inibidor da ECA). Os participantes tinham hipertensão moderada ou estavam recebendo medicação anti-hipertensiva e tinham um fator de risco coronariano adicional.

Durante um tratamento médio de cinco anos, ocorreram 34 fraturas pélvicas e 307 fraturas de quadril. Em análises ajustadas, o risco de fratura foi significativamente menor (21%) com clortalidona do que com os outros fármacos (HR = 0,79). O provável mecanismo é a redução na excreção urinária de cálcio.

Esses achados fornecem evidência de um efeito benéfico da terapia diurética de tipo tiazídico na redução do risco de fratura de quadril e pélvica, em comparação com o tratamento com outros medicamentos anti-hipertensivos.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

250x250-portal

Referências:

  • https://www.jwatch.org/fw112277/2016/11/22/thiazide-diuretic-tied-lower-fracture-risk-other?query=pfw&jwd=000020039906&jspc=IM
  • https://jamanetwork.com/journals/jamainternalmedicine/fullarticle/2587085
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar