Leia mais:
Leia mais:
Síndrome pós-COVID-19: quais os desafios nos cuidados nutricionais?
Junho vermelho: tire suas dúvidas e seja doador de sangue
CDC aprova o uso da vacina Moderna contra covid-19 para crianças de 6 a 17 anos
Alterações no padrão de sono após infecção por covid-19
Qual o papel da anticoagulação na covid-19?

Doação de leite humano é impactada negativamente pela Covid-19, segundo estudo

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

O Dia Nacional de Doação de Leite Humano é celebrado todo dia 19 de maio, desde o ano de 2015, data oportuna para promover e proteger o aleitamento materno, bem como incentivar o ato de doação de leite humano. Doar leite está estreitamente relacionado à redução da mortalidade neonatal de recém nascidos prematuros hospitalizados, uma vez que lhes confere benefícios nutricionais e de proteção contra inúmeras doenças. Atualmente, o Brasil tem a maior e mais bem estruturada rede de bancos de leite do mundo. Mais de 70% de todos os bancos de leite estão localizados em território nacional, e contam com cerca de 1,1 milhão de doadoras de leite, sendo portanto o país com maior número de mulheres que doam leite materno.

Entretanto, diante dos impactos provocados pela pandemia de Covid-19 no mundo nos diversos setores, um estudo buscou analisar quantitativamente a doação de leite entre os anos de 2019 e 2020, e compará-los com o período anterior à pandemia. A metodologia do estudo contou com a utilização da estatística inferencial (Excel 2019), mediante a aplicação do Teste t de Student, com alfa = 0,05. Os dados utilizados para análise, foram os dados
disponíveis no site da Rede Nacional de Bancos de Leite Humano, do Brasil. A Covid-19 provocou muitas inseguranças em mulheres lactantes, principalmente acerca do risco de transmissão do vírus para o bebê através do leite materno. Entretanto, a orientação foi a manutenção do aleitamento materno, diante dos seus inúmeros benefícios, associada à medidas de segurança contra a doença, mesmo nos casos em que a mãe esteja infectada.

Cordeiro et al 2022, evidenciou que a doação de leite materno também sofreu impactos negativos no período pandêmico. Lactantes com sintomas gripais ou que entrarem em contato recente com pessoas infectadas pela Covid-19, não estão aptas à doar leite. Somente após a restauração do quadro de saúde que poderão retornar as atividades de doação. As medidas de isolamento social e/ou quarentena para pessoas do grupo de risco, incluindo lactantes, também reduziram a procura pelos serviços do banco de leite. Dessa forma, no ano de 2020, houve uma queda significativa no número de doadoras de leite de mais de 560 mulheres.

Segundo o estudo, o volume de leite coletado foi maior em 2020, se comparado com 2019. Entretanto, a quantidade de leite humano distribuído teve uma queda de 895 litros/mês decorrente de descartes diante de contaminação do leite, provavelmente por coleta inadequada.

Os autores reforçam as necessidades de educação em saúde quanto a técnica correta para coleta de leite materno, bem como os cuidados com o leite em todas as etapas, incluindo armazenamento, estoque e transporte, para que sejam mantidas a qualidade e as propriedades biológicas do leite.

Guia Prático

Nesse sentido, nós da equipe no Nursebook elaboramos um guia prático ilustrado muito especial sobre Doação de Leite Humano. Você poderá utilizá-lo para esclarecer de forma objetiva e ilustrada as lactantes sobre os benefícios da doação de leite humano, bem como os cuidados que ela precisa ter para que o leite dela chegue com segurança aos bancos de leite e beneficie dezenas de bebês recém nascidos prematuros hospitalizados em UTIneonatais!

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
# Mesquita A, Santos BCM, Fonseca RA. Impacto da pandemia pela COVID-19 na coleta de leite pelos Bancos de Leite Humano no Brasil. Rev. Saúde Col. UEFS 2022; 12(1): e-7334. # Fonseca RMS, Milagres LC, Franceschini SCC, HenriquesBD. O papel do banco de leite humano na promoção da saúdematerno infantil: uma revisão sistemática. Ciênc. Saúde Colet. 2021; 26(1):309-318. # Cardoso, P. C. et al. A saúde materno-infantil no contexto da pandemia de COVID-19: evidências, recomendações e desafios. Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil, v. 21, p. 213-220, 2021.
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    BAIXE AGORA: Guia Prático Doação de Leite Humano