Doação de leite materno no contexto de pandemia de Covid-19

A pandemia da Covid-19 trouxe desafios na assistência em saúde em diversos contextos, inclusive no que diz respeito ao leite materno.

A pandemia imposta pela Covid-19 trouxe novos desafios na estruturação da assistência em saúde em diversos contextos, inclusive no que tange a atenção ao aleitamento materno e serviços de doação de leite humano em todo Brasil. Foram necessárias alterações nas normativas técnicas, com base nos conhecimentos científicos disponíveis até o momento sobre a doença.   

Leia também: Ministério da Saúde recomenda amamentação durante imunização de crianças, para redução da dor

A recomendação unânime de todas as entidades de saúde do mundo inteiro é de que, mulheres com covid-19 continuem amamentando seus bebês, caso seja seu desejo, bem como, estejam em condições clínicas para amamentar. Os órgãos de saúde consideram os inúmeros benefícios da amamentação para mães e bebês, inclusive no que tange a transmissão de componentes imunobiológicos a partir do leite materno: benefícios estes que superam os riscos inerentes de transmissão da doença.  

Doação de leite materno no contexto de pandemia de Covid-19

É necessário que, caso opte por continuar a amamentação, a mulher seja orientada para realizar os seguintes cuidados: 

  • Higienizar as mãos ante de tocar no bebê ou extrair leite materno; 
  • Usar corretamente máscara, cobrindo nariz e boca, por todo tempo, durante as mamadas; 
  • Trocar a máscara a cada mamada ou caso apresente tosse ou espirro; 
  • Evita falar durante a amamentação.

Doação

Entretanto, é contraindicado a doação de leite humano por mulheres que estejam com síndrome gripal, infecção respiratória ou confirmação de caso de infecção por Sars-CoV-2, bem como durante os 14 dias após o primeiro dia de sintomas da doença. Também não devem doar leite, mulheres que entraram em contato casos confirmados de Covid-19 e que apresentavam sintomas gripais.  

No que tange a doação de leite materno por mulheres que receberam a vacinação contra Covid-19, a rede nacional de bancos de leite enfatiza que as vacinas contra Covid-19, que contém RNAm, não são contraindicadas para lactantes, sendo a imunização recomendada e, compatível com a amamentação e doação de leite. 

No aplicativo Nursebook você tem acesso gratuitamente a inúmeros conteúdo de amamentação e Covid-19.  

Referências bibliográficas: 

  • Gray KJ, Bordt EA, Atyeo C, Deriso E, Akinwunmi B, Young N, Baez AM, Shook LL, Cvrk D, James K, et al. COVID-19 vaccine response in pregnant and lactating women: A cohort study. Am. J. Obstet. Gynecol. 2021. doi: 10.1016/j.ajog.2021.03.023.
  • Valcarce V, Stafford LS, Neu J. Detection of SARS-CoV-2-Specific IgA in the Human Milk of COVID-19 Vaccinated Lactating Health Care Workers, Breastfeed Med. 2021 Aug 20. doi: 10.1089/bfm.2021.0122
  • Leonardo AA, et al. COVID-19 e Saúde da Criança e do Adolescente. Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz). Setembro, 2021.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.