A pandemia imposta pela Covid-19 trouxe novos desafios na estruturação da assistência em saúde em diversos contextos, inclusive no que tange a atenção ao aleitamento materno e serviços de doação de leite humano em todo Brasil. Foram necessárias alterações nas normativas técnicas, com base nos conhecimentos científicos disponíveis até o momento sobre a doença.
A recomendação unânime de todas as entidades de saúde do mundo inteiro é de que, mulheres com covid-19 continuem amamentando seus bebês, caso seja seu desejo, bem como, estejam em condições clínicas para amamentar. Os órgãos de saúde consideram os inúmeros benefícios da amamentação para mães e bebês, inclusive no que tange a transmissão de componentes imunobiológicos a partir do leite materno: benefícios estes que superam os riscos inerentes de transmissão da doença.
É necessário que, caso opte por continuar a amamentação, a mulher seja orientada para realizar os seguintes cuidados:
- Higienizar as mãos ante de tocar no bebê ou extrair leite materno;
- Usar corretamente máscara, cobrindo nariz e boca, por todo tempo, durante as mamadas;
- Trocar a máscara a cada mamada ou caso apresente tosse ou espirro;
- Evita falar durante a amamentação.
Doação
Entretanto, é contraindicado a doação de leite humano por mulheres que estejam com síndrome gripal, infecção respiratória ou confirmação de caso de infecção por Sars-CoV-2, bem como durante os 14 dias após o primeiro dia de sintomas da doença. Também não devem doar leite, mulheres que entraram em contato casos confirmados de Covid-19 e que apresentavam sintomas gripais.
No que tange a doação de leite materno por mulheres que receberam a vacinação contra Covid-19, a rede nacional de bancos de leite enfatiza que as vacinas contra Covid-19, que contém RNAm, não são contraindicadas para lactantes, sendo a imunização recomendada e, compatível com a amamentação e doação de leite.
No aplicativo Nursebook você tem acesso gratuitamente a inúmeros conteúdo de amamentação e Covid-19.
Referências bibliográficas:
- Gray KJ, Bordt EA, Atyeo C, Deriso E, Akinwunmi B, Young N, Baez AM, Shook LL, Cvrk D, James K, et al. COVID-19 vaccine response in pregnant and lactating women: A cohort study. Am. J. Obstet. Gynecol. 2021. doi: 10.1016/j.ajog.2021.03.023.
- Valcarce V, Stafford LS, Neu J. Detection of SARS-CoV-2-Specific IgA in the Human Milk of COVID-19 Vaccinated Lactating Health Care Workers, Breastfeed Med. 2021 Aug 20. doi: 10.1089/bfm.2021.0122.
- Leonardo AA, et al. COVID-19 e Saúde da Criança e do Adolescente. Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz). Setembro, 2021.