Leia mais:
Leia mais:
Segunda etapa da Campanha de Vacinação contra Influenza e Sarampo vai até 3 de junho
Estudo mostra que uma dieta vegetariana foi associada a maiores chances de baixo peso em crianças
HPV: menos de 4 entre 10 meninos tomam duas doses da vacina no Brasil
Semana de Vacinação das Américas no ano da covid-19
Caxumba: como fazer o diagnóstico e tratamento?

Ministério da Saúde recomenda amamentação durante imunização de crianças, para redução da dor

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

No último dia 14 de outubro, o Ministério da Saúde divulgou uma nota técnica considerando o ato de amamentar, durante o procedimento de administração de vacinas injetáveis em crianças, como uma medida não farmacológica de alívio da dor e redução de estresse. 

O documento compila dados descritos em estudos sobre o caráter doloroso da administração de vacinas injetáveis em crianças, os impactos que tal experiência dolorosa pode provocar a curto e longo prazo para a criança, o anseio dos pais em reduzir a dor e o desconforto nesse momento.

Saiba mais: Amamentação e câncer de mama

amamentação

Evidências para a recomendação

Pesquisas identificaram que amamentar antes de procedimentos que utilizam agulha, pode aliviar a ansiedade e o medo, através da saciedade do bebê, e promover calma e tranquilidade. 

Quando essa prática é realizada durante o procedimento, alguns mecanismos estão envolvidos na redução da dor: o colo, contato físico, som e cheiro da mãe promovem sensação de acolhimento e segurança; movimentos de sucção são prazerosos e aliviam o estresse; ingestão de açúcares, opiáceos endógenos e outras substâncias presentes no leite materno que também tem efeitos no alívio da dor. Além disso, um estudo demonstrou que durante a amamentação, ocorre uma ativação cortical generalizada no bebê, que reduz a percepção de dor. 

Com base em evidências científicas sobre os efeitos analgésicos da amamentação, o documento recomenda que as unidades de saúde que realizam administração de imunobiológicos injetáveis: 

  • Permitam que os pais ou responsáveis acompanham a criança durante e após a vacinação;
  • Estimulem que crianças sejam amamentadas antes e durante o procedimento;
  • Realizem administração de imunobiológicos orais, e após estimulem a amamentação antes e durante a administração de vacinas injetáveis, caso a criança tenha que receber vacinas pelas duas vias em uma mesma visita no serviço de saúde. 

Além do alívio da dor, no Nursebook você encontra todos os benefícios do aleitamento materno.

Referências bibliográficas:

  • Brasil. NOTA TÉCNICA Nº 39/2021-COCAM/CGCIVI/DAPES/SAPS/MS. Ministério da Saúde. Dispões sobre amamentação como medida não farmacológica para redução da dor durante a administração de vacinas injetáveis em crianças. 2021.
  • Harrison D, Reszel J, Bueno M, Sampson M, Shah VS, Taddio A, Larocque C, Turner L. Breastfeeding for procedural pain in infants beyond the neonatal period. Cochrane Database of Systematic Reviews 2016. 
  • Centers for Disease Control and Prevention. Epidemiology and Prevention of Vaccine-Preventable Diseases. Hamborsky J, Kroger A, Wolfe S, eds. 13th ed. Washington D.C. Public Health Foundation, November 2020.
Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.