Doação de Órgãos: conduta médica, critérios e os erros e acertos

O Brasil é um dos países que mais fazem transplantes no mundo. Em número gerais de procedimentos, estamos em 2º lugar, atrás apenas dos Estados Unidos.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Nesse dia 27 de setembro é celebrado o Dia Nacional de Doação de Órgãos, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos. O Brasil é um dos países que mais fazem transplantes no mundo. Em número gerais de procedimentos, estamos em 2º lugar, atrás apenas dos Estados Unidos.

No entanto, quando o número avaliado é o de doadores por milhão de habitantes, ainda estamos bem abaixo e a fila de espera só aumenta. Veja aqui alguns artigos da PEBMED sobre o assunto:

Com a confirmação da morte encefálica (ME), a Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) é a responsável pela abordagem familiar para autorizar a doação de órgãos. Nesse momento, inicia-se um novo protocolo, com o objetivo de manter a perfusão e a oxigenação necessária para o sucesso do procedimento de transplante. Saiba mais aqui.

Muitos hospitais estão desenvolvendo melhores práticas e treinando suas equipes de saúde para aumentar o número de doadores e cirurgias. Porém, a realidade é que os números tem piorado nos últimos anos. Leia mais aqui.

Estão estabelecidos os pontos-chave para o paciente potencial doador, para controle de volemia, pressão arterial e fluxo sangüíneo para manter estabilidade clínica, apesar da morte cerebral. Saiba quais aqui.

“Tem tantas pessoas fazendo coisas incríveis no mundo. Eles são ótimos e eu quero ser um grande garoto também”, foi isso que Liang Yaoyi, um menino de 9 anos, disse para sua mãe antes de morrer. Relembre o caso aqui.

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão

Especialidades