Leia mais:
Leia mais:
5 novidades da tecnologia na saúde que todo médico deve estar atento
Junho é o mês da visibilidade e representatividade!  [Blog do Nurse]
A felicidade como instrumento de promoção à saúde
Você sabe quais são as nações mais saudáveis do mundo?
Enfermeiros: como conquistar posições de liderança na saúde?

Doenças reumáticas e seu impacto no portador e no sistema de saúde

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Hoje, 30 de outubro, celebramos o Dia Nacional de Luta Contra Doenças Reumáticas, especialidade que possui em torno de 120 patologias que acometem 15 milhões de brasileiros. 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, o paciente pode garantir sua qualidade de vida com diagnóstico precoce e tratamento adequado.

Saiba mais: Pacientes com fibromialgia sentem mais os efeitos da covid-19?

doenças reumáticas

Sintomas

Sinais e sintomas como dor, edema articular, rigidez matinal e aumento da temperatura podem indicar que uma pessoa é portadora de uma doença reumática. Os sistemas mais acometidos são as articulações, ossos, cartilagens, músculos e os tendões além da pele e dos sistemas respiratório e gastrointestinal.

As doenças reumáticas são causadas ou agravadas por fatores genéticos, infecciosos e imunológicos. Porém fatores como: sedentarismo, obesidade, traumatismos, estresse, ansiedade e depressão além de alterações climáticas súbitas podem estar relacionados ao desenvolvimento das doenças.

As doenças reumáticas acometem homens e mulheres por volta dos 35 aos 40 anos, faixa etária em que estão no ápice da vida profissional. E se estas patologias não forem tratadas adequadamente o portador pode sofrer com suas limitações que podem inclusive levar à incapacidade física, o que muitas vezes causa afastamento do trabalho e aposentadoria precoce.

Doenças reumáticas no Brasil

Dados do Datasus revelam que no período entre setembro de 2019 a agosto de 2020 um total de 40.014 hospitalizações de pessoas com sinais e sintomas associados a doenças reumáticas foram realizadas em hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Já dados do Ministério da Previdência Social mostram que as doenças reumáticas são responsáveis pela segunda maior causa de licença no trabalho e a terceira de aposentadoria prematura por invalidez.

As doenças reumáticas mais comuns no adulto são: artrite reumatoide, artrose, osteoporose, tendinites e bursites, gota, febre reumática e fibromialgia. Já as crianças podem ser acometidas pela artrite idiopática juvenil.

Problemas como a falta de diagnóstico e a automedicação são os grandes desafios enfrentados pelo portador de doença reumática, pois este tem acesso fácil aos anti-inflamatórios que podem adiar a busca do paciente pelo tratamento adequado.

Drogas antirreumáticas modificadoras de doença estão atualmente sendo utilizadas no tratamento de doenças reumáticas com o efeito de retardar o progresso da patologia. Mas o efeito desejado só acontece se esta droga for administrada no início do aparecimento do problema.

Diagnóstico e tratamento precoce fazem a diferença na vida do paciente, portanto buscar por atendimento médico, não realizar automedicação e manter hábitos de vida saudáveis ajudam o portador de doença reumática, pois minimizam danos nas articulações possibilitando que o paciente tenha uma vida plena tanto profissional quanto familiar.

Quer saber mais sobre doenças reumáticas?

Então baixe já o nosso app Nursebook ou acesse o Nursebook web que lá você pode encontrar.

Autora:

Referências bibliográficas:

  • Cristaldo H. Dia de Luta Contra o Reumatismo é Lembrado Hoje no País. Agência Brasil. [Internet]. Brasília. 2020. (Acesso 08/10/2021).
  • Sociedade Brasileira de Reumatologia (BR). Doenças Reumáticas Acometem 15 Milhões de Brasileiros, Causam Limitações, Aposentadorias Precoces e Sério Impacto Sobre o Sistema de Saúde do País. [Internet]. (Acesso 08/10/2021).
  • Sociedade Catarinense de Reumatologia (BR). 14 Sinais de Alerta para as Doenças Reumáticas. [Internet]. 2019. (Acesso 08/10/2021).
  • Ministério da Saúde (BR). Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIH/SUS). DATASUS. [Internet]. (Acesso 08/10/2021).

 

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.