Dosagem ideal de gabapentinoides no perioperatório de cirurgias de coluna?

Revisão sistemática comparou a efetividade e segurança da gabapentina e pregabalina no período perioperatório de cirurgias da coluna.

O sucesso no controle da dor no pós-operatório é essencial para a satisfação do paciente após cirurgias da coluna vertebral. Ultimamente o uso de pregabalina e gabapentina vêm sendo estimulado nesse contexto a fim de reduzir o consumo de opioides.  Estudos recentes vêm comparando o uso dessas drogas no pós-operatório com resultados conflitantes.

Leia também: Qual é a utilidade do bloqueio de nervo intraoperatório nas cirurgias de coluna?

Dosagem ideal de gabapentinoides no perioperatório de cirurgias de coluna

O estudo

Foi publicado no último mês no Journal of the American Medical Association – JAMA uma revisão sistemática conduzida entre agosto de 2022 e fevereiro de 2023 com o objetivo de comparar a efetividade e segurança da gabapentina e pregabalina no período perioperatório de cirurgias da coluna vertebral.

O desfecho primário desse estudo foi a medida da intensidade da dor usando a Escala Visual Analógica (EVA), com desfechos secundários incluindo eventos adversos (náuseas, vômitos e tontura) e consumo de opioides. Foram incluídos estudos envolvendo pacientes adultos submetidos a cirurgia de coluna com doses específicas de gabapentina ou pregabalina.

Vinte e sete ensaios clínicos randomizados com 1.861 pacientes (idade média de 45,99 anos [faixa, 20,00-70,00 anos]; 759 mulheres [40,8%]) foram incluídas na revisão sistemática e meta-análise de rede. Em comparação com o placebo, a pontuação de dor EVA foi mais baixa com gabapentina 900 mg por dia, seguido de gabapentina 1200 mg por dia, gabapentina 600 mg por dia, gabapentina 300 mg por dia, pregabalina 300 mg por dia, pregabalina 150 mg por dia e pregabalina 75 mg por dia.

Além disso, descobriu-se que a gabapentina 900 mg por dia estava associada ao nível mais baixo de consumo de opioides entre todas as dosagens de gabapentina e pregabalina, com diferença média de -22,07% (IC95%, -33,22% a -10,92%) para a superfície sob a curva de classificação cumulativa em comparação com placebo. Não houve diferença estatisticamente significativa em eventos adversos (náuseas, vômitos e tontura) entre todos os tratamentos.

Saiba mais: Manejo perioperatório nas lesões de medula espinhal

Conclusão

Os achados do estudo sugerem que 900 mg de gabapentina por dia antes da cirurgia da coluna está associada ao menor escore de dor EVA entre todas as dosagens. Além disso, não foram observadas diferenças nos eventos adversos entre todos os tratamentos.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo
  • Tsai SHL, Hu CW, El Sammak S, Durrani S, Ghaith AK, Lin CCJ, Krzyz EZ, Bydon M, Fu TS, Lin TY. Different Gabapentin and Pregabalin Dosages for Perioperative Pain Control in Patients Undergoing Spine Surgery: A Systematic Review and Network Meta-Analysis. JAMA Netw Open. 2023 Aug 1;6(8):e2328121. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2023.28121.