Leia mais:
Leia mais:
Medidas seriadas de peptídeo natriurético tipo B (BNP) podem predizer risco de doença cardiovascular em diabéticos?
Nefropatia diabética: como identificar e tratar? [podcast]
Como rastrear a doença renal crônica (DRC)? [podcast]
Estados Unidos aprovam sensor subcutâneo de glicose que dura seis meses 
Qual método de revascularização escolher no paciente diabético?

Dupla antiagregação plaquetária em diabéticos, longo ou curto prazo?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

A dupla antiagregação plaquetária é uma combinação popularmente utilizada na prevenção primária e secundária de eventos cérebro vasculares e coronarianos, em pacientes com alto risco. A principal associação de antiplaquetários utilizada no dia a dia profissional é do AAS + inibidor P2Y12.

500x120-assinatura

O uso da combinação de antiplaquetários está incorporado ao tratamento com stents, sendo diferenciado o tempo de permanência da dupla antiagregação para implante de stents farmacológicos (hoje em dia os convencionais quase não possuem indicação) por 6 a 12 meses.

Uma metanálise publicada na BMJ avaliou o uso de terapia de dupla antiagregação plaquetária de curto prazo (3 a 6 meses) vs. longo prazo (12 meses ou mais) em pacientes com ou sem diabetes após implante de stent farmacológico. Os pesquisadores avaliaram dados de seis estudos, com mais de 11.500 pacientes, sendo 1/3 destes diabéticos.

Veja também: ‘Um novo horizonte para o tratamento do diabetes e o risco cardiovascular’

O principal desfecho avaliado foi o risco para ocorrência, no primeiro ano, de eventos cardiovasculares maiores (morte cardíaca, infarto agudo do miocárdio ou trombose do stent). Os resultados não apresentaram diferença entre grupos de longo ou curto prazo para este desfecho, mesmo o paciente sendo diabético ou não.

Entretanto, o risco de complicação por sangramento (maior ou menor) apresentou-se aumentado em pacientes diabéticos submetidos a terapia de longo prazo. (2,1% vs. 1,1%).

Desta maneira, apesar do diabetes ser um preditor independente para eventos cardiovasculares maiores após o implante de stent, quando comparada a dupla antiagregação plaquetária por longo ou curto período, não houve diferença no risco deste desfecho, mas houve um aumento no risco de sangramento.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

250x250-1

Referência bibliográficas:

  • Short term versus long term dual antiplatelet therapy after implantation of drug eluting stent in patients with or without diabetes: systematic review and meta-analysis of individual participant data from randomised trials – BMJ 2016;355:i5483
Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.