ECMO precoce reduz mortalidade na SARA grave?

Em novo do NEJM pesquisadores analisaram a eficácia do ECMO precoce na redução da mortalidade em pacientes com SARA grave.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Em novo artigo do New England Journal of Medicine (NEJM), publicado em maio, pesquisadores analisaram a eficácia da oxigenação por membrana extracorpórea (ECMO) precoce na redução da mortalidade em pacientes com SARA grave.

Para isso, foi realizado um ensaio clínico internacional com pacientes com SARA grave, que foram randomizados para receber ECMO precocemente (n = 124) ou tratamento convencional continuado com ventilação mecânica (grupo controle; n = 125), de acordo com um de três critérios:

  • Uma relação de pressão parcial de oxigênio (PaO2) para a fração inspirada de oxigênio (FiO2) inferior a 50 mmHg por mais de 3 horas;
  • PaO2:FiO2 inferior a 80 mm Hg por mais de 6 horas;
  • Ou pH do sangue arterial inferior a 7,25 com uma pressão parcial de dióxido de carbono arterial de, pelo menos, 60 mm Hg por mais de 6 horas.

Pacientes do grupo controle que apresentaram hipoxemia refratária foram realocados para o grupo de ECMO. O desfecho primário foi a mortalidade em 60 dias.

Emergência exige urgência. Consulte o Whitebook e adquira a informação necessária de forma rápida. É só clicar aqui para baixar.

ventilacao mecanica

ECMO precoce na SARA grave

No 60º dia, 44 dos 124 pacientes (35%) no grupo de ECMO e 57 de 125 (46%) no grupo de controle morreram (risco relativo: 0,76; IC 95%: 0,55 a 1,04; p = 0,09). O crossover para ECMO ocorreu uma média de 6,5 ± 9,7 dias após a randomização em 35 pacientes (28%) no grupo controle; 20 desses pacientes (57%) vieram a óbito.

A frequência de complicações não diferiu significativamente entre os grupos. As exceções foram nos eventos hemorrágicos que levaram à transfusão no grupo ECMO vs. grupo controle (em 46% vs. 28% dos pacientes), nos casos de trombocitopenia grave (27% vs. 16%) e de acidente vascular cerebral isquêmico (0 vs. 5%).

Pelos achados, os pesquisadores concluíram que entre os pacientes com SARA grave, a mortalidade em 60 dias não foi significativamente menor com ECMO precoce do que com uma estratégia de ventilação mecânica convencional que incluiu ECMO como terapia de resgate.

SARA: tudo que você precisa saber

Referências:

  • Combes et al. Extracorporeal Membrane Oxygenation for Severe Acute Respiratory Distress Syndrome. May 24, 2018 N Engl J Med 2018; 378:1965-1975. DOI: 10.1056/NEJMoa1800385
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão

Especialidades

Tags