Leia mais:
Leia mais:
ACC 2021: aspirina na prevenção secundária – qual a melhor dose?
Twilight: suspender AAS após 3 meses de DAPT com ticagrelor reduz sangramentos
ESC 2019: ticagrelor não reduz eventos em diabéticos com angina
Estudo avalia efeitos da apixabana no paciente com FA e SCA [ACC 2019]
AAS é eficaz na prevenção de tromboembolismo venoso?

Em ensaio clínico, AAS não foi superior ao placebo em reduzir riscos cardiovasculares

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

A eficácia do ácido acetilsalicílico (AAS) na prevenção primária de eventos cardíacos ainda é incerta. Segundo a pesquisa financiada pela Bayer, o fármaco não se mostrou eficiente em pacientes com risco moderado e ainda aumentou levemente a chance de surgimento de hemorragia gastrointestinal.

A pesquisa ARRIVE contou com 12.546 participantes sem histórico de doenças cardiovasculares, mas que foram classificados com risco moderado de acordo com o perfil. O critério para participar do estudo era que os indivíduos não fossem diagnosticados com diabetes, úlcera ou hemorragia gastrointestinal e tivessem 55 anos ou mais para os homens, e 60 anos ou mais no caso das mulheres.

Leia mais: AAS deve ser ajustado pelo peso na prevenção primária de eventos cardiovasculares?

Os pacientes foram divididos de maneira aleatória em dois grupos, um de controle (n=6270) foi medicado com uma dose diária de 100 mg de AAS, enquanto o segundo (n=6276) recebeu placebo. O levantamento acompanhou a evolução no quadro cardíaco dos voluntários durante cinco anos. O desfecho primário de eficácia levou em consideração o primeiro aparecimento de eventos cardiovasculares, como infarto do miocárdio, angina instável, acidente vascular, ataque isquêmico transitório, etc.

Resultados

No grupo medicado com AAS ocorreram eventos cardiovasculares em 269 voluntários, enquanto 281 indivíduos do grupo que recebeu placebo apresentaram eventos cardiovasculares. (hazard ratio [HR] 0,96; 95% IC 0,81–1,13; p=0,6038).

A taxa de incidente geral de eventos graves também foi similar nos dois grupos, (n=1266 [20,19%] no da aspirina e vsn=1311 [20,89%] no grupo do placebo. A pesquisa comprovou que não houve diferença significativa da eficácia do AAS na prevenção de doenças cardiovasculares em pessoas com risco moderado. Também não houve muita variação em subgrupos divididos por gênero, idade, índice de massa corporal (IMC) e outros fatores.

Tenha em mãos informações objetivas e rápidas sobre práticas médicas. Baixe o Whitebook.

Referências:

  • Gaziano JM et al. Use of aspirin to reduce risk of initial vascular events in patients at moderate risk of cardiovascular disease (ARRIVE): A randomised, double-blind, placebo-controlled trial. Lancet 2018 Aug 26; [e-pub]. (https://doi.org/10.1016/S0140-6736(18)31924-X)
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.