Página Principal > Gastroenterologia > Endoscopia é tão eficaz quanto cirurgia na necrose pancreática infectada?
médico trabalhando na sala de cirurgia

Endoscopia é tão eficaz quanto cirurgia na necrose pancreática infectada?

Tempo de leitura: 2 minutos.

A necrose pancreática infectada é uma doença potencialmente letal e uma indicação para a intervenção invasiva. Em artigo do Lancet, pesquisadores compararam a eficácia da endoscopia em relação à cirurgia.

Para esse estudo multicêntrico, randomizado e de superioridade, os autores recrutaram adultos com necrose pancreática infectada e indicação de intervenção invasiva de 19 hospitais na Holanda, entre 2011 e 2015. Os pacientes foram randomizados para a abordagem endoscópica ou cirúrgica.

A abordagem endoscópica consistiu de drenagem endoscópica seguida, se necessário, por necrosectomia endoscópica. A abordagem cirúrgica consistiu de drenagem percutânea por cateter seguida, se necessário, por desbridamento retroperitonial vídeo-assistido. O desfecho primário foi um composto de grandes complicações ou morte durante o follow-up de seis meses.

Noventa e oito pacientes foram selecionados; 51 randomizados para abordagem endoscópica e 47 para abordagem cirúrgica. O desfecho primário ocorreu em 22 (43%) de 51 pacientes no grupo da endoscopia e em 21 (45%) de 47 pacientes no grupo da cirurgia (razão de risco [RR] = 0,97; IC de 95%: 0,62 a 1,51; p = 0; 88).

A mortalidade e as complicações não diferiram entre os grupos: 9 (18%) pacientes no grupo da endoscopia e 6 (13%) pacientes no grupo cirúrgico (RR = 1,38; IC de 95%: 0,53 a 3,59; p = 0,50). A taxa de fístulas pancreáticas e o tempo de permanência hospitalar foram menores no grupo de endoscopia.

Pelos achados, os pesquisadores concluíram que, em pacientes com necrose pancreática infectada, endoscopia é tão eficaz quanto cirurgia na redução de complicações e mortalidade.

Referências:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.