ESC 2022: Estudos importantes em pacientes com covid-19

Neste artigo você vai ficar por dentro de dois novos e importantes estudos em pacientes com covid-19: o Covid Pact e o ACT Trial Program.

Este conteúdo foi produzido pela PEBMED com subvenção educacional de Pfizer de acordo com a Política Editorial e de Publicidade do Portal PEBMED.

A PEBMED, com apoio da Pfizer, trará conteúdos exclusivos sobre o European Society of Cardiology (ESC) 2022, que acontece de 26 a 29 de agosto, em Barcelona. Confira agora as novidades que foram apresentadas hoje, no último dia do ESC 2022, sobre dois estudos feitos com pacientes de covid-19 e suas conclusões:

COVID PACT

Avaliar a eficácia e a segurança da anticoagulação plena vs anticoagulação profilática e avaliar o uso de clopidogrel na prevenção de eventos trombóticos arteriais e venosos em pacientes críticos pela covid-19. 750 pacientes com SARS-COV2, internados a menos de 96 horas em terapia intensiva, foram randomizados para grupo anticoagulação plena vs profilática e, dentre os dois grupos iniciais houve uma nova randomização para uso de clopidogrel vs placebo, restando 4 grupos:

  • anticoagulação plena + clopidogrel com suporte ventilatório invasivo ou não-invasivo
  • anticoagulação plena isolada
  • anticoagulação profilática + clopidogrel
  • anticoagulação profilática isolada

Todos os pacientes foram avaliados com doppler venosos bilateral após 10-14 dias e foram seguidos até a alta hospitalar ou até 28 dias da randomização.

Desfecho primário de eficácia: desfecho composto hierárquico

  1. Morte devido a tromboembolismo arterial ou venoso
  2. Embolia pulmonar
  3. Trombose venosa profunda (TVP) clínica
  4. IAM tipo 1
  5. AVC isquêmico
  6. SEE ou ALI
  7. TVP subclínica

Desfecho primário de segurança: sangramento fatal ou ameaçador a vida

Desfecho secundário de segurança: sangramento moderado a grave pelo GUSTO

A média de idade foi 61 anos, 41% mulheres, 68% obesos, 59% hipertensos, SOFA score 4, suporte ventilatório não-invasivo 84%, ventilação invasiva em 15%. O resultado foi um desfecho primário a favor da anticoagulação plena (win ratio 1,95 [1,08-3,55], p 0,028) e neutro para o clopidogrel (win ratio 1,04 [0,54-2,01], p 0,9), porém sem impacto em mortalidade. Não houve aumento de sangramento fatal ou ameaçador a vida.

Concluiu-se, assim, que em pacientes críticos pela Covid-19, o uso da anticoagulação reduziu complicações trombóticas e aumentou o risco de sangramento, sem acarretar instabilidade hemodinâmica. Além disso, a adição de clopidogrel não reduziu eventos trombóticos ou aumentou sangramento nessa população. Vale ressaltar que foram excluídos do estudo pacientes com alto risco de sangramento e que o estudo foi finalizado de forma precoce.

ACT Trial Program

Já o ACT trial program envolveu dois estudos com pacientes ambulatoriais e internados pela Covid-19. O objetivo do programa foi avaliar, em pacientes com a Covid-19 sintomática, se a terapia anti-inflamatória com colchicina e as terapias antirombóticas com AAS (em doença leve) ou com AAS + Rivaroxabana (doença moderada a grave) podem prevenir a progressão da doença ou mortes neste espectro de pacientes.

ACT OUTPATIENT

Quase 4.000 pacientes com > = 30 anos, alto risco (pelo menos 1 critério: > = 70 anos, homem, IMC > = 30, doença crônica, câncer ativo ou diabetes) com a Covid-19 sintomática sem indicação de hospitalização foram metade randomizados para receber colchicina e a outra metade para receber placebo e, novamente randomizados para receber AAS ou placebo, resultando em 4 grupos: colchicina + AAS, colchicina isolada, AAS isolado e placebo isolado.

O desfecho primário foi hospitalização e morte com a colchicina e trombose grave, hospitalização ou morte com o AAS. Foram excluídos os casos de doença renal ou hepática avançada, gestação ou lactação, alergias ou pacientes com outras intervenções programadas.

O resultado de desfecho composto foi neutro para colchicina – 3,4 colchicina vs 3,3% controle (HR 1,02 [0,72-1,43], p 0,93) e para o AAS (HR 0,8 [0,57-1,13], p 0,21) e, também, para cada desfecho pré-especificado. Pod,e-se concluir que tanto a colchicina quanto o AAS, não proporcionam benefícios, quanto aos parâmetros avaliados, em pacientes não hospitalizados pela covid-19.

ACT INPATIENT

2500 pacientes sintomáticos internados com a COVID19, > = 18 anos, com < 72 horas de admissão hospitalar ou de piora clínica foram randomizados 1:1:1:1 para 4 grupos: colchicina + rivaroxabana + AAS, colchicina + controle, controle + rivaroxabana + AAS, controle + controle. Foram excluídos os casos de doença renal ou hepática avançada, gestação ou lactação, alergias ou pacientes com outras intervenções programadas. A dose de colchicina foi de 1,2 mg ataque, seguido de 0,6 mg 2 horas após e manutenção de 0,6 mg 12/12 horas por 28 dias, a rivaroxabana foi 2,5 mg/dia por 28 dias e o AAS foi 100 mg/dia por 28 dias. A média de idade foi de 55 anos, maioria homens, 22% diabéticos, 36% hipertensos, 11% com vacinação completa.

Desfecho primário para colchicina: Necessidade de alto fluxo de O2, ventilação ou morte em 45 dias

Desfecho primário para AAS + rivaroxabana: Trombose maior, necessidade de alto fluxo de O2, ventilação ou morte em 45 dias

O estudo foi neutro para o desfecho primário em relação a colchicina (HR 1,04 [0,9-1,21], p 0,58) e também para a rivaroxabana + AAS (HR 0,92 [0,78-1,08], p 0,32). Não houve impacto em sangramentos maiores e mortalidade. Ressalta-se que este estudo não teve grupo placebo e a dose da rivaroxabana não foi a de anticoagulação e sim a usada em prevenção secundaria para coronariopatas estáveis sem a intensa inflamação da covid-19. Por fim, devemos destacar que este estudo mostrou que eventos trombóticos são menos comuns em pacientes internados do que a literatura mostrava.

 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.