Política Editorial

O Portal PEBMED tem como missão produzir e distribuir conteúdos de qualidade sobre Medicina, Enfermagem e Saúde, no geral, que informem e contribuam para a atualização dos profissionais da área. Todos os estudos, atualizações de diretrizes e novidades em condutas, apresentados, além das notícias divulgadas, visam objetividade e transparência, focando sempre em uma mensagem que seja relevante para a prática brasileira.

Veja nossas diretrizes de forma mais detalhada:

Notícias e conteúdos jornalísticos

Temos uma equipe de jornalistas e editores que acompanha as principais novidades que impactam a prática dos profissionais de saúde e produz relatos, em diferentes formatos, para o Portal. A relevância das pautas aprovadas é avaliada por nossa equipe de editores médicos, que também revisa os conteúdos produzidos.

Conteúdos sobre artigos científicos e outras atualizações técnicas

Os conteúdos técnicos (sobre estudos, diretrizes e condutas) são produzidos sempre por profissionais da área, como médicos e enfermeiros. Todas as pautas são aprovadas de acordo com sua relevância para a prática e os textos são revisados antes da publicação, para garantir rigor técnico e adesão às nossas diretrizes. Além disso, a bibliografia utilizada está sempre indicada ao final do texto.

Conteúdos referentes a outros produtos PEBMED ou do grupo Afya

Conteúdos referentes a outros produtos PEBMED ou do grupo Afya também passam pela aprovação e revisão dos nossos editores. Por fazerem parte do mesmo grupo, estes conteúdos não entram como patrocínios ou parcerias. Isso se estende, mas não se limita, aos blogs dos produtos e eventual reprodução de conteúdo de plataformas pertencentes ao grupo Afya. A PEBMED se reserva no direito de divulgar estes produtos a todos os usuários de sua base, conforme os Termos de Uso.

Conteúdos patrocinados ou de parceria

Os conteúdos patrocinados ou de parceria são aprovados internamente, de acordo com nossa política de patrocínio e publicidade (abaixo). As pautas seguem os mesmos critérios de relevância e grau de evidência das demais matérias, após serem submetidas à análise de nossos editores médicos. Ainda assim, não há vínculo entre o produto ou serviço e a PEBMED e as parcerias não significam um endosso de qualquer uma das partes.

Anúncios

Mantemos uma separação entre os anúncios e nosso conteúdo editorial. Não endossamos nenhum produto ou serviço anunciado em nosso Portal, mas buscamos nos aliar a empresas que compartilham a nossa missão. Para mais informações, consulte nossa Política de Patrocínio e Publicidade (abaixo).

Política de Patrocínio e Publicidade

O Portal PEBMED é financiado por anúncios e conteúdos patrocinados, que nos permitem manter uma equipe de jornalistas e médicos dedicados a garantir que traremos sempre para os nossos leitores conteúdo relevante e baseado em evidências. É importante frisar que, independente de patrocínio, nossos conteúdos são isentos e imparciais, já que somos absolutamente inflexíveis quanto à nossa autonomia editorial.

Patrocínios incluem a publicação de conteúdo em diferentes formatos (texto, áudio e/ou vídeo). Publicidade inclui a veiculação de anúncios publicitários, em diversos formatos, como banners e links.

  • Todo conteúdo patrocinado ou em parceria com outros veículos é devidamente identificado como tal de forma clara e destacada.
  • Apesar de conteúdos patrocinados passarem pelo crivo de nosso corpo editorial, sua publicação não implica em um endosso ao patrocinador, seus produtos ou serviços. O mesmo se aplica aos anúncios veiculados em nosso Portal e demais plataformas da PEBMED.
  • Não publicamos conteúdo patrocinado que promova ou recomende o uso de medicamentos, produtos ou serviços terapêuticos comerciais. Isso é permitido apenas a anúncios publicitários, desde que de acordo com nossas políticas.
  • Nos reservamos o direito de aceitar ou rejeitar qualquer conteúdo patrocinado ou publicidade. Alguns fatores que implicam em rejeição imediata:
    • Promoção de atividade, produto ou serviço ilegal e/ou vedadas à comunidade médica e de profissionais de saúde, de acordo com a legislação vigente no território brasileiro;
    • Promoção de atividade, produto ou serviço comprovadamente fraudulento, ainda que não explicitamente ilegal;
    • Conteúdo que promovam a violência e/ou discriminação, baseada em questões de cor, gênero, religião, orientação sexual, nacionalidade, entre outros;
    • Conteúdo que infrinja o direito autoral de terceiros, tais como cópias não autorizadas, utilização ou reprodução de imagens ou textos sem autorização do autor, sejam elas marcas, réplicas e/ou falsificações;
    • Conteúdos que contenham ou direcionam a arquivos com vírus, programas ou códigos que possam danificar dados, informações ou o funcionamento de outros computadores;
    • Conteúdos que falsifiquem, omitam ou simulem endereços de IP’s, de rede ou de correio eletrônico, na tentativa de ocultarem a identidade e/ou autoria dos transgressores;
    • Promoção de atividades, produtos ou serviços que possam provocar dano ao usuário ou sua família, de forma a expor a sua vulnerabilidade, independente se é dano físico ou mental;
    • Conteúdo pornográfico, erótico, obsceno ou sexualmente explícito, sem finalidade única e exclusivamente para o exercício da atividade médica.
  • O conteúdo de todo material patrocinado ou publicitário é de responsabilidade do anunciante, que se compromete a cumprir todas as exigências legais e regulações vigentes.