Espironolactona: altas doses trazem melhora na diurese na IC refratária

Um estudo recente mostrou que altas doses de espironolactona em pacientes com IC tem boa resposta clínica, com maior perda ponderal e alívio da dispneia.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Os diuréticos são drogas fundamentais na insuficiência cardíaca, levando a uma melhora dos sintomas respiratórios e congestivos. A furosemida e os demais diuréticos de alça são as drogas mais utilizadas, mas a despeito da nítida melhora clínica, não há evidência de melhora na sobrevida.

Por outro lado, a espironolactona e o eplerenone, ao antagonizar os efeitos da aldosterona, têm baixa potência diurética, mas aumentam a sobrevida por redução de dano miocárdico. Uma revisão recente em nosso portal mostra o uso prático dos diuréticos na IC.

No paciente com IC aguda descompensada, a furosemida é administrada em doses crescentes, seja em bolus intermitente ou infusão contínua. Contudo, uma parcela dos pacientes não obtém a diurese necessária e, portanto, não melhoram da congestão, mesmo com dose “máxima” de furosemida. A opção usual tem sido a associação de tiazídicos para potencializar a natriurese e diurese.

Um trabalho recente mostrou que pode haver uma alternativa. Foram recrutados 19 pacientes hospitalizados por IC descompensada, refratária à furosemida venosa, que receberam 100 e depois 200mg de espironolactona. Os resultados mostraram resposta clínica, com maior perda ponderal e alívio da dispneia.

Como levar isso para prática?

Esse trabalho foi apenas um estudo piloto, com poucos participantes. É necessário repetir a pesquisa com amostra maior. Mas podemos já enxergar a seguinte possibilidade: se o seu paciente está refratário à furosemida em dose alta, considere tiazídico, que melhora diurese, mas reduz mais sódio e potássio, e/ou espirono em dose maior (100-200mg), que melhora diurese sem espoliar mais o potássio.

 

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades