Estatinas antes de angioplastia previne eventos cardiovasculares?

A administração precoce de estatina antes da angioplastia não é recomendada em diretrizes, mas os achados do estudo podem orientar a tomada de decisão neste cenário.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Diversos estudos asseguram a eficácia das estatinas na prevenção primária e secundária de doenças cardiovasculares. Como elas atuam nessa prevenção? As estatinas estabilizam as placas de ateroma vulneráveis à ruptura, regulam a síntese de óxido nítrico, reduzem os níveis circulantes de marcadores pró-inflamatórios e a atividade das metaloproteinases. Ou seja, o benefício da estatina pode se estender além do efeito de redução do colesterol de lipoproteína de baixa densidade.

Algum estudo recente assegura benefício em dose de ataque de estatina? Uma pesquisa recente realizada no Brasil (SECURE-PCI Randomized Clinical Trial) incluiu pacientes com síndrome coronariana aguda com supra (STEMI) ou sem supra (NSTEMI) de segmento ST ou com angina instável que não utilizavam estatina em doses máximas. Um grupo recebeu uma dose de ataque de atorvastatina 80 mg antes da intervenção coronariana percutânea e 80 mg 24 horas após o procedimento, enquanto o outro grupo recebeu placebo. Todos pacientes receberam atorvastatina 40 mg durante 30 dias.

Leia mais: Efeitos adversos da utilização das estatinas: realidade e mito

O momento ideal de início da estatina no cenário de síndrome coronariana aguda ainda é incerto. De fato, a dose de ataque de atorvastatina não reduziu significativamente os desfechos primários em 30 dias: infarto agudo do miocárdio, acidente vascular encefálico e morte. No entanto, no subgrupo submetido à angioplastia, a dose de ataque reduziu em 28% o desfecho primário.

O horário de administração antes do procedimento influenciou no desfecho final? O horário da administração não provocou diferença significativa, mas quanto mais próxima a administração do horário da angioplastia, melhor o desfecho.

As diretrizes recomendam a administração precoce? A administração precoce de estatina antes da angioplastia primária não é recomendada em diretrizes baseadas em evidências, mas os achados do estudo podem orientar a tomada de decisão médica neste cenário.

É médico e também quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Referências:

  • BERWANGER, O; SANTUCCI, EV; BARROS E SILVA, PGM. Effect of Loading Dose of Atorvastatin Prior to Planned Percutaneous Coronary Intervention on Major Adverse Cardiovascular Events in Acute Coronary Syndrome. JAMA, v. 319, n. 13, p. 1331-1340, 2018

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades