Página Principal > Cardiologia > Estatinas não são efetivas na prevenção cardiovascular primária em idosos saudáveis
coenzima q10

Estatinas não são efetivas na prevenção cardiovascular primária em idosos saudáveis

Tempo de leitura: 1 minuto.

Em estudo recém-publicado no The British Medical Journal, as estatinas não mostraram benefício na prevenção primária de doença aterosclerótica e mortalidade global em pacientes saudáveis com mais de 75 anos.

O estudo de coorte retrospectiva em população espanhola envolveu aproximadamente 50 mil pessoas que inicialmente não apresentavam doença cardiovascular estabelecida e não eram usuárias de estatinas. Durante o período de observação de 8 anos, aproximadamente 15% destas iniciaram o uso de estatina.

Leia mais: Efeitos adversos da utilização das estatinas: realidade e mito

Deste grupo (que iniciaram estatina), observou-se entre aqueles com 75 anos ou mais e não diabéticos que o uso de estatina não foi associado a menor risco de doença cardiovascular e mortalidade global. Entre os diabéticos, no entanto, o uso de estatina foi associado a menor risco cardiovascular (HR = 0,76) e menor mortalidade global (HR = 0,84) na faixa etária de 75 a 84 anos (o mesmo benefício não foi observado naqueles com 85 anos ou mais).

Como o estudo retrospectivo está sujeito a viéses, o editorial da revista sugere que ensaios clínicos randomizados devem ser realizados para descartar confundimentos e confirmar esses resultados.

É médico e também quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Autor:

Eduardo Cardoso de Moura

Graduação em Medicina pela UFF ⦁ Residência em Clínica Médica pela UFRJ ⦁ Diretor de Conteúdo e Co-fundador da PEBMED

Referências:

  • Ramos Rafel, Comas-Cufí Marc, Martí-Lluch Ruth, Balló Elisabeth, Ponjoan Anna, Alves-Cabratosa Liaet al. Statins for primary prevention of cardiovascular events and mortality in old and very old adults with and without type 2 diabetes: retrospective cohort study. BMJ 2018; 362 :k3359
  • Ryan Aidan, Heath Simon, Cook Paul. Primary prevention with statins for older adults. BMJ 2018;362 :k3695

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.