Estratégias para cessação do tabagismo em crianças e adolescentes

A Pediatrics publicou uma discussão acerca da nicotina, com foco na criança e no adolescente, e pontuou as abordagens mais recentes para cessação.

A natureza altamente viciante da nicotina é responsável pelo seu uso generalizado e pela dificuldade em parar. A revista Pediatrics publicou uma discussão acerca da substância, com foco na criança e no adolescente, e pontuou as abordagens mais recentes para cessação do tabagismo.

Segundo os últimos estudos, começar a fumar em uma idade mais jovem – durante a infância ou adolescência – está associada a um vício mais grave e redução das taxas de cessação do tabagismo.

A farmacoterapia para a dependência do tabaco tem sido claramente demonstrada como segura e eficaz para adultos, com melhora nas taxas de cessação. No entanto, quando o paciente é adolescente, existe a preocupação de que a terapia de reposição de nicotina pode mudar a trajetória do desenvolvimento neurológico.

Segundo a American Academy of Pediatrics, a farmacoterapia pode ser considerada para ajudar dependentes moderados a severos que querem parar de fumar, apesar dos desafios com a adesão e as altas taxas de recidiva resultantes. Pesquisas adicionais são necessárias para avaliar o uso desses medicamentos em jovens em vários estágios de uso.

Os cigarros eletrônicos foram muito promovidos como auxílios à cessação do tabagismo, mas estudos recentes não foram capazes de documentar a sua eficácia em adultos. As pesquisas sugerem que o uso de cigarros eletrônicos pode encorajar o uso de cigarros convencionais entre os adolescentes.

Nova abordagem

Em relação a novas abordagens para cessação do tabagismo, a Pediatrics destacou o uso de vacina anti-dependência, que irá induzir anticorpos que bloqueiam os efeitos farmacológicos da nicotina. A vacina teve boas taxas de sucesso em animais e segue em desenvolvimento, mas ainda não há previsão de lançamento.

Enquanto a nicotina é o componente chave dos produtos de tabaco necessários para o desenvolvimento e manutenção da dependência, fatores comportamentais, sociais, ambientais e psicológicos também contribuem para esse processo. A maioria das pesquisas sobre o tratamento da dependência do tabaco de adolescentes tem se concentrado em intervenções de base comportamental.

Estas intervenções são mais eficazes para aqueles com graus leves de dependência e menos eficazes (embora ainda de algum benefício) para aqueles com dependência grave. O Serviço de Saúde Pública dos EUA recomenda as seguintes modalidades de aconselhamento:

  • estratégias cognitivo-comportamentais (auto-monitoramento e habilidades de enfrentamento);
  • estratégias motivacionais (técnicas para esclarecer o desejo de mudança e reduzir a ambivalência em relação à mudança);
  • e estratégias de influência social.

Os dados são limitados para suportar qualquer abordagem clínica para a cessação do consumo de nicotina pelos adolescentes.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Dra. Ana Carolina Pomodoro, pediatra e colunista da PEBMED, fala mais sobre as conclusões do artigo:

“Infelizmente, cada vez mais vemos nossos jovens envolvidos com vícios relacionados ao uso do tabaco, principalmente nos ambientes de festas sem a supervisão dos responsáveis. Muitos ainda acham que tal dependência não ocorrerá no caso deles.

É nosso papel, como pediatras / médicos em geral, alertar as famílias e os próprios adolescentes sobre o risco de usar nicotina e tabaco. Como é bastante difícil deter o uso dessas substâncias, é extremamente importante fazer a prevenção quando detectamos o início da utilização ou alguma propensão ao uso.

Vale lembrar que as crianças e os adolescentes possuem o cérebro em rápido desenvolvimento, estando particularmente susceptíveis à dependência de nicotina”, alerta Dra. Ana.

Referências:

  • Nicotine and Tobacco as Substances of Abuse in Children and Adolescents. Lorena M. Siqueira, COMMITTEE ON SUBSTANCE USE AND PREVENTION. Pediatrics Jan 2017, 139 (1) e20163436; DOI: 10.1542/peds.2016-3436

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades

Tags