Estudo indica que cirurgia bariátrica protege o paciente contra insuficiência cardíaca

Um novo estudo observacional na Suécia sugere que pacientes submetidos à cirurgia bariátrica têm menor risco de desenvolver insuficiência cardíaca.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

Um novo estudo observacional na Suécia sugere que pacientes submetidos à cirurgia bariátrica têm menor risco de desenvolver insuficiência cardíaca.

500x120-usuarios

O estudo incluiu 25.804 pacientes que realizaram cirurgia bariátrica e um grupo de comparação de 13.701 participantes de um programa intensivo de modificação do estilo de vida para obesos (dieta, exercícios, aconselhamento). Eles foram comparados pelo IMC basal, que era uma média de 41,5 kg, e outros fatores demográficos e comorbidades. Os participantes pesavam, em média, 119 kg. Nenhum dos indivíduos apresentava história de insuficiência cardíaca.

Veja também: ‘6 recomendações para prevenir obesidade e transtornos alimentares em adolescentes’

O grupo da cirurgia bariátrica perdeu substancialmente mais peso do que o de modificação do estilo de vida: uma perda média de 35 kg após 1 ano, 18,8 kg a mais do que o grupo de comparação. Após dois anos, o grupo de cirurgia bariátrica tinha uma média de 22,6 kg a mais de peso perdido.

O desfecho primário foi a hospitalização por insuficiência cardíaca durante uma média de 4,1 anos de seguimento. A incidência foi 46% menor nos pacientes com cirurgia bariátrica. Todos os indivíduos estavam abaixo da faixa etária quando a incidência de insuficiência cardíaca se acelera.

E mais: ‘Insuficiência Cardíaca: Quais drogas evitar no paciente? AHA responde!’

Os resultados suportam a hipótese de que a cirurgia leva a uma baixa incidência de IC, em comparação com a modificação do estilo de vida intenso, devido ao seu maior efeito na perda de peso. Quando os investigadores combinaram os dois grupos de estudo, descobriram que perder 10 kg em um ano estava associado a uma redução de 23% no risco de IC.

A cirurgia bariátrica também foi associada a reduções de risco relativo de 35% -37% para fibrilação atrial, diabetes ou hipertensão em um ano – todos fatores de risco para insuficiência cardíaca.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

250-BANNER2

Referências:

  • https://www.mdedge.com/internalmedicinenews/article/118204/heart-failure/video-bariatric-surgery-may-protect-against-heart
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão

Especialidades