Estudo mostra ocorrênica de aterosclerose subclínica em pessoas sem fatores de risco tradicionais

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minuto.

Um novo artigo do Journal of the American College of Cardiology (JACC) investigou a incidência de aterosclerose subclínica em pessoas sem fatores de risco cardiovasculares tradicionais.

Para isso, pesquisadores selecionaram pacientes do estudo PESA (Progression of Early Subclinical Atherosclerosis) sem os fatores de risco cardiovasculares tradicionais (n = 1.779; idade média 45 anos; 50.3% mulheres). A ausência de fatores de risco foi definida como:

  • Não fumantes
  • PA não tratada < 140/90 mmHg
  • Glicemia em jejum < 126 mg/dl
  • Colesterol total < 240 mg/dl
  • LDL-C < 160 mg/dl
  • e HDL ≥ 40 mg/dl

Resultados

Aterosclerose subclínica estava presente em 49,7% dos participantes livres de fatores de risco. Sexo masculino, idade, níveis de hemoglobina glicosilada e, principalmente, o LDL-C foram associado de forma independente à presença e extensão da aterosclerose (p < 0,01).

Pelos achados, os pesquisadores concluíram que muitos indivíduos de meia-idade livres de fatores de risco cardiovasculares tradicionais têm aterosclerose. O LDL-C, mesmo em níveis considerados normais, está independentemente associado à presença e extensão da aterosclerose. Para os autores, essas descobertas suportam uma redução mais efetiva do LDL-C para a prevenção.

Você sabia? ‘Deixar de tomar café da manhã aumenta risco de aterosclerose’

Referências:

  • Fernández-Friera L et al. Normal LDL-cholesterol levels are associated with subclinical atherosclerosis in the absence of risk factors. J Am Coll Cardiol 2017 Dec 19; 70:2979 || http://dx.doi.org/10.1016/j.jacc.2017.10.024
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar