Estudos comprovam segurança dos broncodilatadores beta-agonistas

Adição de β-agonista de longa duração (LABA) a um corticosteroide inalado não aumenta risco em crianças e adultos com asma moderada à grave.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

Adição de β-agonista de longa duração (LABA) a um corticosteroide inalado não aumenta risco em crianças e adultos com asma moderada à grave, indicam dois novos estudos publicados no New England Journal of Medicine.

500x120

Os broncodilatadores beta-agonistas estão disponíveis desde a década de 90, mas as preocupações sobre sua segurança surgiram a partir de dois grandes ensaios, que encontraram mais mortes relacionadas à asma entre pacientes tratados com salmeterol. Desde então, houveram muitos debates conflitantes, levando o FDA a emitir um aviso sobre as drogas.

Mas agora, em dois novos estudos, pesquisadores não encontraram evidências de risco aumentado. Em um dos ensaios, a combinação de formoterol de longa duração + budesonida reduziu o risco de uma exacerbação da asma em pessoas com 12 anos ou mais em 16,5%. O risco de eventos graves relacionados à asma foi o mesmo da budesonida isolada.

No outro ensaio, o salmaterol + fluticasona tiveram um risco de eventos graves semelhante ao risco com apenas fluticasona, entre crianças de 4 a 11 anos. No entanto, também não houve diferença expressiva entre os dois grupos na eficácia do tratamento.

De acordo com as diretrizes, broncodilatadores beta-agonistas devem ser usados apenas quando o corticosteroide de primeira linha não é eficaz.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

250-BANNER3

Referências:

  • Safety of Long-Acting Beta-Agonists in Children with Asthma. N Engl J Med 2016; 375:889-891. September 1, 2016. DOI: 10.1056/NEJMe1608508
  • Serious Asthma Events with Budesonide plus Formoterol vs. Budesonide Alone. N Engl J Med 2016; 375:850-860. September 1, 2016. DOI: 10.1056/NEJMoa1511190
  • Safety of Adding Salmeterol to Fluticasone Propionate in Children with Asthma. N Engl J Med 2016; 375:840-849. September 1, 2016. DOI: 10.1056/NEJMoa1606356
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão

Especialidades