Exames de rotina em cardiologia: quais o generalista deve solicitar?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

Este conteúdo foi desenvolvido por médicos, com objetivo de orientar médicos, estudantes de medicina e profissionais de saúde em seu dia a dia profissional. Ele não deve ser utilizado por pessoas que não estejam nestes grupos citados, bem como suas condutas servem como orientações para tomadas de decisão por escolha médica.

Para saber mais, recomendamos a leitura dos termos de uso dos nossos produtos.

Muitas vezes o generalista se depara com situações na rotina médica em que uma investigação mais minuciosa é necessária. Na área da cardiologia, alguns exames de rotina são essenciais para um diagnóstico eficaz.

Abaixo, destacamos três que fazem a diferença na identificação da queixa do paciente.

  1. Eletrocardiograma: ajuda a determinar a frequência cardíaca, o ritmo cardíaco, além de dar pistas sobre sobrecarga de câmaras.
  2. Radiografia de tórax: é importante para avaliar o tamanho do coração e suas câmaras, da aorta e de outros vasos do tórax, e detectar possíveis problemas no órgão.
  3. Exames laboratoriais, como hemograma, bioquímica, eletrólitos, hormônios tireoidianos, avaliação completa da glicemia, lipidograma, EAS (urina tipo 1) e ácido úrico complementam o check-up, auxiliando, também, na investigação.

O cardiologista e conteudista do Whitebook, Dr. Gabriel Quintino, reforça:

“Esses exames associados a uma boa anamnese e exame físico fazem diagnóstico em 90% dos casos. Outros exames, ainda, podem ajudar o generalista: o ecocardiograma e o teste ergométrico.”

Saiba mais: Exames do coração: quando solicitar MAPA, holter e outros métodos?

Como exemplo da importância dos exames de rotina, veja o que solicitar em caso de hipertensão pulmonar. O exame inicial é o ecocardiograma e quando ele não é sugestivo, possivelmente não há ocorrência de HAP. Contudo, caso ainda haja suspeita e o exame não seja suficiente, pode-se recorrer ao cateterismo de câmaras direitas.

Exames de rotina a serem seguidos para diagnóstico de hipertensão pulmonar:

  • Radiografia de tórax: Pode mostrar aumento do tronco da artéria pulmonar, além de aumento das cavidades direitas;
  • Eletrocardiograma: Há padrão de hipertrofia ventricular direita, com R > S em V1 e sinais de aumento atrial direito (onda P de maior amplitude). Pode também ocorrer bloqueio de ramo direito de diversos graus;
  • Ecocardiograma com Doppler: Exame inicial para o diagnóstico de hipertensão pulmonar, pode estimar a pressão na artéria pulmonar através da fórmula: PSAP = (4 x [TRV]²) + RAP; em que TVR é a velocidade máxima do jato regurgitante da valva tricúspide e RAP corresponde à medida da variação da veia cava (estimativa da PVC). O ecocardiograma ainda pode fazer o diagnóstico de doenças cardíacas responsáveis pelo quadro de hipertensão pulmonar;
  • Cateterismo cardíaco direito: Deve ser solicitado se o ecocardiograma e outros exames forem inconclusivos e houver alta ou intermediária suspeição clínica de HP (além de confirmar o diagnóstico, ainda avalia sua gravidade). O exame é capaz de medir diretamente a pressão pulmonar; além disso, permite a classificação da HP como pré-capilar, pós-capilar ou ambas. O cateterismo é indispensável antes de se iniciar o tratamento específico para hipertensão pulmonar quando indicado.

E o aplicativo médico número 1 do Brasil te ajuda na hora da tomada de decisão. Veja alguns conteúdos disponíveis:

Gostou do conteúdo do post? Mande comentários e/ou sugestões, queremos saber a sua opinião! 🙂

Até mais!

Abraços,

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Este conteúdo foi desenvolvido por médicos, com objetivo de orientar médicos, estudantes de medicina e profissionais de saúde em seu dia a dia profissional. Ele não deve ser utilizado por pessoas que não estejam nestes grupos citados, bem como suas condutas servem como orientações para tomadas de decisão por escolha médica.

Para saber mais, recomendamos a leitura dos termos de uso dos nossos produtos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar