Existe diferença nas taxas de mortalidade entre hospitais de ensino e outros hospitais?

O ensino costuma impactar o desempenho hospitalar. As instituições de ensino habitualmente apresentam elevada relação de profissionais por leito, sobretudo docentes e médicos residentes.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.
Existe diferença nas taxas de mortalidade nos hospitais de ensino dos EUA em comparação com outros hospitais? O ensino costuma impactar o desempenho hospitalar. As instituições de ensino habitualmente apresentam elevada relação de profissionais por leito, sobretudo docentes e médicos residentes.

Um estudo observacional foi realizado para comparar as taxas de mortalidade entre os hospitais de ensino e hospitais gerais utilizando dados dos beneficiários da US Medicare. A amostra consistiu em 21.451.824 hospitalizações em 4.483 hospitais, dos quais 250 (5,6%) eram principais hospitais de ensino, 894 (19,9%) hospitais de ensino menores e 3.339 (74,3%) não eram hospitais de ensino.

A mortalidade em 30 dias não ajustada foi de 8,1% nos principais hospitais de ensino, 9,2% nos hospitais de ensino menores e 9,6% nos hospitais sem ensino, com uma diferença de mortalidade de 1,5% (intervalo de confiança [IC] de 95%: 1,3% a 1,7%; p<0,001) entre os principais hospitais de ensino versus hospitais gerais (sem ensino).

Veja também: ‘Educação médica: métodos de ensino precisam mudar?’

Após o ajuste para as características do paciente e do hospital, o mesmo padrão persistiu (8,3% de mortalidade nos principais hospitais de ensino versus 9,2% nos hospitais de ensino menores e 9,5% nos hospitais sem ensino), mas a diferença na mortalidade entre os principais hospitais de ensino e hospitais sem ensino foi menor (1,2%; IC 95%: 1,0% a 1,4%; p<0,001).

Depois de estratificar pelo tamanho do hospital, 187 grandes hospitais de ensino (≥400 leitos) tiveram menor mortalidade em 30 dias ajustada em relação a 76 grandes hospitais sem ensino (8,1% versus 9,4%, diferença de 1,2%; IC 95%: 0,9% a 1,5%; p<0,001). Entre os pequenos hospitais (≤ 99 leitos), 187 hospitais de ensino menores apresentaram menor mortalidade em 30 dias em relação a 2.056 hospitais sem ensino (9,5% versus 9,9%, diferença de 0,4%; IC 95%: 0,1% a 0,7%; p=0,01).

O estudo mostrou que os principais hospitais de ensino foram associados com taxas de mortalidade mais baixas para condições comuns em comparação com os hospitais gerais. Pesquisas adicionais são necessárias para entender os motivos dessas diferenças.

Quer receber diariamente notícias médicas no seu WhatsApp? Cadastre-se aqui!

JulianaFestadeVasconcellos Riscos e benefícios do tratamento com clopidogrel e aspirina após AVCI menor ou AIT

250x250-portal Riscos e benefícios do tratamento com clopidogrel e aspirina após AVCI menor ou AIT

Referências:

  • Burke LG, Frakt AB, Khullar D, Orav EJ, Jha AK. Association Between Teaching Status and Mortality in US Hospitals. JAMA. 2017 May 23;317(20):2105-2113. doi: 10.1001/jama.2017.5702.
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão

Especialidades

Tags