Leia mais:
Leia mais:
AAP 2021: corticoides inalatórios no pronto-socorro para asma recorrente após fim de programa de incentivo
Check-up Semanal: aracnoidite espinhal, queda de saturação em paciente intubado e mais! [podcast]
O combate à hepatite na Atenção Primária à Saúde
Corticosteroides tópicos potentes podem aumentar o risco de fraturas osteoporóticas
Check-up Semanal: manejo farmacológico de paciente com doença hepática e mais! [podcast]

Existe mesmo um benefício no uso de corticoide na hepatite alcoólica?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Corticoides são comumente utilizados como medicamentos anti-inflamatórios em pessoas com hepatite alcoólica. Um novo artigo publicado na Cochrane Library questiona o benefício dessa terapia.

Para esse estudo, os autores pesquisaram nas bases Cochrane, CENTRAL, MEDLINE, Embase, LILACS e Science Citation Index Expanded por ensaios clínicos randomizados que avaliaram os corticoides em adultos com diagnóstico de hepatite alcoólica leve (Maddrey <32) ou grave (Maddrey ≥ 32). Quinze ensaios preencheram os critérios de inclusão.

Na soma dos artigos selecionados, 927 pacientes receberam corticoides e 934 placebo ou nenhuma intervenção. O medicamento foi administrado por via oral ou parenteral por uma mediana de 28 dias. Os participantes tinham entre 25 e 70 anos, diferentes estágios de doença hepática alcoólica (90% grave) e 65% eram homens.

Não houve evidência de efeito dos corticoides sobre a mortalidade por todas as causas (28% corticoides vs. 30% placebo/nenhuma intervenção) e no efeito sobre a qualidade de vida relacionada à saúde em até três meses após a randomização.

Também não houve evidência na ocorrência de eventos adversos graves durante o tratamento (39% e 36%), mortalidade hepática, frequência de complicações e eventos adversos não graves em até três meses após o final do tratamento.

Os pesquisadores concluíram que não houve diferença entre o uso de corticoides e placebo ou nenhuma intervenção sobre mortalidade por todas as causas, qualidade de vida e eventos adversos graves. No entanto, os autores alertam que o risco de viés foi alto e a qualidade da evidência foi muito baixa ou baixa e, por isso, ainda não é possível descartar benefícios significativos e danos dos corticoides.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.