Leia mais:
Leia mais:
Revisão brasileira não indica benefício no uso de colar de âmbar em crianças
Psiquiatria Infantil: conheça a nova categoria do Whitebook
Sedação e analgesia por dor e estresse prolongados durante a ventilação mecânica em prematuros: a dexmedetomidina é uma alternativa à prática atual?
Quando pensar em traumatismo por abuso em crianças? (caso clínico)
Consequências maternas e fetais no uso abusivo de álcool e drogas

Exposição vertical ao HIV: caso clínico e principais cuidados [podcast]

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Este conteúdo foi desenvolvido por médicos, com objetivo de orientar médicos, estudantes de medicina e profissionais de saúde em seu dia a dia profissional. Ele não deve ser utilizado por pessoas que não estejam nestes grupos citados, bem como suas condutas servem como orientações para tomadas de decisão por escolha médica.

Para saber mais, recomendamos a leitura dos termos de uso dos nossos produtos.

Neste episódio, a Dra. Dolores Silva, especialista em pediatria e conteudista do Whitebook, vai falar sobre os principais cuidados à criança exposta ao HIV, desde a sala de parto até a definição ou não da infecção.

O HIV é transmitido para a criança através da placenta, do contato com o sangue e do aleitamento materno. O principal fator de maior risco de transmissão vertical do HIV é a magnitude da carga viral plasmática materna próximo ao parto.

Acompanhe a explicação sobre o tema com o caso clínico abaixo:

“Gestante de 38 semanas de idade gestacional dá entrada na maternidade em trabalho de parto e com a bolsa rota há mais ou menos 2 horas. Apresenta diagnóstico de infecção pelo HIV, mas não faz acompanhamento regular e não fez pré-natal. A mãe fez uso de Zidovudina venosa no período periparto. O parto vaginal ocorreu sem intercorrências com neonato do sexo feminino apresentando índice de Apgar 8 e 9 no primeiro e quinto minuto, respectivamente, com peso de nascimento de 2.950 gramas.”

O que fazer com esse recém-nascido, tanto nos cuidados em sala de parto quanto nos de internação?

Leia mais: Crianças acima de 6 anos que vivem com HIV têm nova opção de tratamento

Quais os passos após o nascimento?

Abaixo, veja os cinco primeiros passos após o nascimento da criança exposta ao HIV:

  1.  Limpar com compressas macias todo sangue e secreções visíveis no RN logo após o nascimento e dar banho na sala de parto com água de chuveirinho ou torneira.
  2. Quando for necessária a realização de aspiração de vias aéreas do RN, deve-se proceder delicadamente, evitando traumatismos em mucosas.
  3. Assim que possível, o bebê deve ser colocado em contato físico com a face e o colo da mãe para fortalecer o vínculo entre eles.
  4. Dar a primeira dose da Zidovudina (AZT) VO, preferencialmente na sala de parto, imediatamente depois dos cuidados imediatos ou nas primeiras quatro horas de vida. Observação: atualmente a profilaxia só é considerada eficaz quando iniciada até 48 horas depois do nascimento.
  5. Em crianças expostas ao HIV cujas mães não fizeram uso de TARV durante o pré-natal ou não têm carga viral < 1.000 cópias/mL documentada no último trimestre de gestação, acrescentar Nevirapina ao esquema da profilaxia com início o mais precoce possível, nas primeiras 48 horas de nascimento.

 Ouça a explicação completa no podcast!

 Veja alguns conteúdos relacionados no Whitebook!

 Confira também por outros players:

 Não deixe de assinar o canal do Whitebook no Spotify! 😀

 Abraços,

 

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
Referências bibliográficas:

    Este conteúdo foi desenvolvido por médicos, com objetivo de orientar médicos, estudantes de medicina e profissionais de saúde em seu dia a dia profissional. Ele não deve ser utilizado por pessoas que não estejam nestes grupos citados, bem como suas condutas servem como orientações para tomadas de decisão por escolha médica.

    Para saber mais, recomendamos a leitura dos termos de uso dos nossos produtos.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.