Farmacêutica faz recolhimento de lotes de losartana potássica

A Sanofi Medley anunciou o recolhimento de todos os lotes de losartana potássica da marca Medley, um anti-hipertensivo classificado como BRAs.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

A Sanofi Medley anunciou o recolhimento de todos os lotes de losartana potássica da marca Medley, um anti-hipertensivo classificado como bloqueador dos receptores da angiotensina II (BRAs).

A empresa farmacêutica informou que o recall é voluntário como uma medida de precaução devido à presença de impurezas mutagênicas nos produtos.

A causa do recolhimento é a presença de uma impureza mutagênica. Essas mutações podem aumentar o risco de câncer em longo prazo, porém o risco específico dessa substância química causar efetivamente câncer em humanos ainda é desconhecido.

Os produtos recolhidos são:

  • Losartana potássica + hidroclorotiazida 50 mg + 12,5 mg;
  • Losartana potássica + hidroclorotiazida 100 mg + 25 mg;
  • Losartana potássica 50 mg;
  • Losartana potássica 100 mg.

Como entrar em contato

O recall é gratuito para os consumidores e os médicos devem orientar seus pacientes sobre a devolução. Quem tiver qualquer lote desses produtos, basta ligar para o SAC da Medley: 0800-703-0014. Em caso de dúvidas sobre o tratamento, um médico deverá ser consultado.

comprimidos de losartana que serão recolhidos

Losartana

O fármaco é considerado a primeira linha de tratamento da hipertensão arterial, principalmente em suas primeiras fases, além de insuficiência cardíaca, proteção dos rins no diabetes tipo 2 e proteinúria.

A losartana possui um mecanismo de ação que bloqueia o receptor da angiotensina II, elevando a pressão arterial e sendo produzida pelo organismo para manter o equilíbrio orgânico. Quando a sua produção aumenta, a hipertensão se instala.

Alguns dos efeitos colaterais mais comuns incluem tonturas, diminuição da pressão arterial, hipercalemia, cansaço excessivo e vertigens.

A losartana potássica é contraindicada em pacientes com alergia à substância ativa ou a qualquer componente presente na fórmula.

Ademais, o medicamento não deve ser utilizado por gestantes e mulheres que estão amamentando, assim como indivíduos com problemas no fígado e rins ou que estejam sob tratamento com fármacos que contêm alisquireno na sua composição.

Recolhimento anterior

Nos anos de 2018 e 2019, diversas agências internacionais, como a Food and Drug Administration (FDA) observaram a presença de um contaminante no princípio ativo da losartana, a nitrosamina, um subproduto da síntese desse remédio.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e outras agências internacionais recolheram lotes do medicamento para teste e notificação dos fabricantes. Atualmente, o problema já foi resolvido.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências bibliográficas:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão

Especialidades