Leia mais:
Leia mais:
Check-up Semanal: vacinação e síndrome pós Covid-19, vaginose bacteriana e mais! [podcast]
Farmacêutica faz recolhimento de lotes de losartana potássica
Anvisa determina recolhimento de lotes de cloridrato de ranitidina
Lote de amoxicilina é recolhido por conter partículas de vidro
TOP 10: confira tudo o que rolou de mais importante em janeiro

Farmacêutica faz recolhimento de lotes de losartana potássica

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

A Sanofi Medley anunciou o recolhimento de todos os lotes de losartana potássica da marca Medley, um anti-hipertensivo classificado como bloqueador dos receptores da angiotensina II (BRAs).

A empresa farmacêutica informou que o recall é voluntário como uma medida de precaução devido à presença de impurezas mutagênicas nos produtos.

A causa do recolhimento é a presença de uma impureza mutagênica. Essas mutações podem aumentar o risco de câncer em longo prazo, porém o risco específico dessa substância química causar efetivamente câncer em humanos ainda é desconhecido.

Os produtos recolhidos são:

  • Losartana potássica + hidroclorotiazida 50 mg + 12,5 mg;
  • Losartana potássica + hidroclorotiazida 100 mg + 25 mg;
  • Losartana potássica 50 mg;
  • Losartana potássica 100 mg.

Como entrar em contato

O recall é gratuito para os consumidores e os médicos devem orientar seus pacientes sobre a devolução. Quem tiver qualquer lote desses produtos, basta ligar para o SAC da Medley: 0800-703-0014. Em caso de dúvidas sobre o tratamento, um médico deverá ser consultado.

comprimidos de losartana que serão recolhidos

Losartana

O fármaco é considerado a primeira linha de tratamento da hipertensão arterial, principalmente em suas primeiras fases, além de insuficiência cardíaca, proteção dos rins no diabetes tipo 2 e proteinúria.

A losartana possui um mecanismo de ação que bloqueia o receptor da angiotensina II, elevando a pressão arterial e sendo produzida pelo organismo para manter o equilíbrio orgânico. Quando a sua produção aumenta, a hipertensão se instala.

Alguns dos efeitos colaterais mais comuns incluem tonturas, diminuição da pressão arterial, hipercalemia, cansaço excessivo e vertigens.

A losartana potássica é contraindicada em pacientes com alergia à substância ativa ou a qualquer componente presente na fórmula.

Ademais, o medicamento não deve ser utilizado por gestantes e mulheres que estão amamentando, assim como indivíduos com problemas no fígado e rins ou que estejam sob tratamento com fármacos que contêm alisquireno na sua composição.

Recolhimento anterior

Nos anos de 2018 e 2019, diversas agências internacionais, como a Food and Drug Administration (FDA) observaram a presença de um contaminante no princípio ativo da losartana, a nitrosamina, um subproduto da síntese desse remédio.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e outras agências internacionais recolheram lotes do medicamento para teste e notificação dos fabricantes. Atualmente, o problema já foi resolvido.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências bibliográficas:

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Um comentário

    1. Olá
      O recolhimento é somente da linha Valtrian, somente genéricos ou todos os medicamentos que contenham losartana?
      Obrigada

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.