Página Principal > Ginecologia e Obstetrícia > FEBRASGO passa a recomendar a vacinação da coqueluche para todas as gestantes
insuficiência cardíaca

FEBRASGO passa a recomendar a vacinação da coqueluche para todas as gestantes

Tempo de leitura: 2 minuto.

Em nota oficial publicada no dia 17 de novembro deste ano, a FEBRASGO (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia) passou a recomendar que todas as gestantes, em todas as gestações, recebam a vacina dTpa contra a coqueluche.

Segundo a FEBRASGO, é recomendado que a paciente grávida receba orientação e prescrição para uma dose de vacina dTpa, a ser aplicada no período após a 20ª semana de gestação, até 15 dias antes do parto. Essa decisão foi baseada nas últimas informações técnicas e científicas disponíveis.

O objetivo dessa orientação é oferecer mais qualidade no atendimento das gestantes e alcançar uma maior segurança no exercício da profissão. Outro fator que motivou a nova recomendação foi o índice abaixo do esperado de cobertura vacinal dessa população.

Coqueluche neonatal

Segundo dados do Ministério da Saúde, desde 1990, o número de casos de coqueluche em lactentes teve uma redução significativa. No entanto, a partir de 2011, observou-se um aumento súbito no país. O nível epidêmico vem se mantendo com incidência de 2,8/ 100.000 habitantes. A vacinação de todas as gestantes pode contribuir para a diminuição de casos.

Veja também: ‘Calendário vacinal para crianças e adolescentes com HIV/AIDS’

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.