FEBRASGO passa a recomendar a vacinação da coqueluche para todas as gestantes

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minuto.

Em nota oficial publicada no dia 17 de novembro deste ano, a FEBRASGO (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia) passou a recomendar que todas as gestantes, em todas as gestações, recebam a vacina dTpa contra a coqueluche.

Segundo a FEBRASGO, é recomendado que a paciente grávida receba orientação e prescrição para uma dose de vacina dTpa, a ser aplicada no período após a 20ª semana de gestação, até 15 dias antes do parto. Essa decisão foi baseada nas últimas informações técnicas e científicas disponíveis.

O objetivo dessa orientação é oferecer mais qualidade no atendimento das gestantes e alcançar uma maior segurança no exercício da profissão. Outro fator que motivou a nova recomendação foi o índice abaixo do esperado de cobertura vacinal dessa população.

Coqueluche neonatal

Segundo dados do Ministério da Saúde, desde 1990, o número de casos de coqueluche em lactentes teve uma redução significativa. No entanto, a partir de 2011, observou-se um aumento súbito no país. O nível epidêmico vem se mantendo com incidência de 2,8/ 100.000 habitantes. A vacinação de todas as gestantes pode contribuir para a diminuição de casos.

Veja também: ‘Calendário vacinal para crianças e adolescentes com HIV/AIDS’

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar