Leia mais:
Leia mais:
Novidade no Whitebook: fluxogramas interativos
Classificação e fluxo de tratamento de abcesso renal

Novidade no Whitebook: fluxogramas interativos

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

Este conteúdo foi desenvolvido por médicos, com objetivo de orientar médicos, estudantes de medicina e profissionais de saúde em seu dia a dia profissional. Ele não deve ser utilizado por pessoas que não estejam nestes grupos citados, bem como suas condutas servem como orientações para tomadas de decisão por escolha médica.

Para saber mais, recomendamos a leitura dos termos de uso dos nossos produtos.

O Whitebook está sempre com novidades e, nesta quarta-feira, o blog traz mais uma: agora temos fluxogramas interativos. Isso mesmo que você leu! 🙂

Quem está com o aplicativo atualizado deve ter percebido uma nova categoria no alto da home chamada Decision Tracks.

Ao clicar, você encontra 11 fluxogramas interativos disponíveis que vão te ajudar nas decisões de diagnóstico, estratificação de risco e tratamento.

Eles funcionam da seguinte forma: de acordo com a opção escolhida (sim ou não), novas possibilidades se abrem, seguindo o fluxo de investigação do caso, com o propósito de te apoiar na tomada de decisão.

É importante frisar, também, que alguns elementos dos fluxogramas têm o símbolo ℹ️ com informações complementares:

  • Links para outros conteúdos do aplicativo;
  • Notas com observações;
  • Dicas;
  • Entre outras.

Se ainda não atualizou o seu aplicativo, vá agora até a loja (Play Store® ou Apple Store®) e tenha a versão mais recente do Whitebook!

Para entender melhor o funcionamento dos fluxogramas, clique no vídeo abaixo.

 

Dentro da categoria Decision Tracks você também encontra as referências bibliográficas usadas na criação dos conteúdos.

Como surgiu a ideia dos fluxogramas interativos

Foi feita uma pesquisa com os usuários do Whitebook para entender os casos de uso de fluxogramas na prática médica e saber o que os profissionais achavam importante ter nesse novo formato de conteúdo.

E alguns retornos da pesquisa foram: interatividade, rapidez e links para outros conteúdos.

“Desde o início, a ideia era fazer guias interativos de abordagem das principais doenças da prática clínica. Os fluxogramas acompanham o médico em uma abordagem passo a passo simplificada e baseada em evidências para uma conduta segura à beira-leito. Trata-se, também, de um ponto de partida para o médico dentro do Whitebook, recomendando conteúdos complementares para aprofundamento”, explica o cofundador da PEBMED, Eduardo Moura.

Antes de iniciar qualquer etapa de criação, a equipe de UX da PEBMED busca entender o conceito do projeto validado pela pesquisa que é feita antes de implementar uma funcionalidade.

“Isso nos ajuda a entender como os usuários enxergam essa nova funcionalidade dentro do Whitebook e com esse entendimento o time de UX tem uma base para poder criar o que chamamos de MVP (Mínimo Produto Viável em português), que é um protótipo inicial da funcionalidade pensada. Assim, levamos em consideração o que foi encontrado na pesquisa e com o protótipo em mãos conseguimos levar, novamente, para alguns usuários, e validar se, de fato, o que pensamos está fazendo sentido para o dia a dia do médico e, posteriormente, para a tomada de decisão clínica”, conta o Product Design Lead Gabriel Bulhões, responsável pelo design, testes e definições de interfaces do aplicativo.

Estas validações são feitas por meio de testes de usabilidade assistidos, com o intuito de coletar o máximo de feedback e percepções dos nossos usuários, a fim de fazer melhorias e ajustes no protótipo. Com os feedbacks consolidados e documentados, tudo é analisado pelas partes envolvidas no projeto e os ajustes são feitos.

“No caso dos fluxogramas, um dos pontos principais que os usuários levantaram foi de trazer uma ideia de fluxograma híbrido, onde eles pudessem analisar a visão passo a passo e, também, ter uma visão geral daquele fluxograma”, completa Bulhões.

Médico conhece os novos fluxogramas interativos do Whitebook

Tome as melhores decisões clinicas, atualize-se. Cadastre-se e acesse gratuitamente conteúdo de medicina escrito e revisado por especialistas

Nos ajude respondendo a uma rápida pesquisa

Para aperfeiçoar cada vez mais os fluxogramas interativos, precisamos saber a sua opinião sobre esses novos conteúdos. Responda a nossa pesquisa clicando aqui. É bem rapidinha! 😉

O que você achou de mais uma novidade? Conte para a gente. E não esqueça de avaliar os nossos conteúdos! 🙂

Abraços,

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Este conteúdo foi desenvolvido por médicos, com objetivo de orientar médicos, estudantes de medicina e profissionais de saúde em seu dia a dia profissional. Ele não deve ser utilizado por pessoas que não estejam nestes grupos citados, bem como suas condutas servem como orientações para tomadas de decisão por escolha médica.

Para saber mais, recomendamos a leitura dos termos de uso dos nossos produtos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar