Folhas verdes contra o declínio cognitivo?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Em novo artigo da Neurology, pesquisadores realizaram um estudo para investigar as relações individuais dos nutrientes primários e bioativos em vegetais de folhas verdes, incluindo vitamina K (filoquinona), luteína, betacaroteno, nitrato, folato, kaempferol e alfa-tocoferol, com o declínio cognitivo.

Esse estudo, que foi prospectivo, contou com 960 participantes do projeto Memory and Aging, com idades entre 58 e 99 anos, que completaram um questionário de frequência alimentar e tiveram duas ou mais avaliações cognitivas em um média de 4,7 anos.

Após o ajuste para idade, sexo, educação, participação em atividades cognitivas, atividades físicas, tabagismo e consumo de frutos do mar e álcool, o consumo de vegetais de folhas verdes foi associado a um declínio cognitivo mais lento; a taxa de declínio para aqueles no quintil mais alto de ingestão (média de 1,3 porções/dia) foi mais lenta em β = 0,05 unidades padronizadas (p = 0,0001) ou o equivalente a ter 11 anos a menos.

As ingestões mais altas de cada um dos nutrientes e bioativos, exceto o betacaroteno, foram individualmente associadas a um declínio cognitivo mais lento. Nos modelos ajustados, as taxas para os quintis mais altos versus os mais baixos de ingestão foram:

  • β = 0,02, p = 0,002 para a filoquinona;
  • β = 0,04, p = 0,002 para a luteína;
  • β = 0,05, p <0,001 para folato;
  • β = 0,03, p = 0,02 para alfa-tocoferol;
  • β = 0,04, p = 0,002 para nitrato;
  • β = 0,04, p = 0,003 para kaempferol;
  • e β = 0,02, p = 0,08 para betacaroteno.

Pelos achados, os pesquisadores concluíram que o consumo de aproximadamente uma porção por dia de vegetais de folhas verdes e alimentos ricos em filoquinona, luteína, nitrato, folato, alfa-tocoferol e kaempferol pode ajudar a diminuir o declínio cognitivo com o envelhecimento.

PODCAST da PEBMED: ‘Comprometimento cognitivo leve – tudo que você precisa saber’

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

  • Nutrients and bioactives in green leafy vegetables and cognitive decline. Martha Clare Morris, Yamin Wang, Lisa L. Barnes, David A. Bennett, Bess Dawson-Hughes, Sarah L. Booth. Neurology Dec 2017, 10.1212/WNL.0000000000004815; DOI: 10.1212/WNL.0000000000004815
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar