Fórum de Sepse 2022: uso de noradrenalina em acesso periférico é seguro?

Uso de vasopressores em acesso periférico para o tratamento de paciente com sepse e hipotensão. É seguro o uso de noradrenalina?

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

No XVIII Fórum Internacional de Sepse, realizado pelo Instituto Latino-americano de Sepse (ILAS) contamos com a participação do Dr. Alexandre Biasi, Diretor do Instituto de Pesquisa Hcor e Membro da Rede Brasileira de Pesquisa em Terapia Intensiva – BRICNet.

Durante sua apresentação foi discutido o uso de vasopressores em acesso periférico para o tratamento de paciente com sepse e hipotensão. Quão seguro é iniciar noradrenalina em acesso periférico?

A Surviving sepsis Campaign (SSC) de 2021 sugere que “para adultos com choque séptico, deve-se iniciar vasopressores em veia periférica para restaurar a pressão arterial média até que uma via venosa central seja definida. Deverá ser utilizada uma veia da fossa cubital ou em região proximal a esta”. Trata-se de recomendação fraca com evidência de muito baixa qualidade.

Em revisão sistemática composta por sete estudo, com um total de 1382 pacientes, sendo noradrenalina o agente mais administrado em veia periférica (n = 702) por tempo médio de infusão de 22h (IC95% 8-36h), o extravasamento ocorreu em 3,4% (IC95%2,5-4,7%) dos casos, sem relatos de isquemia de membros ou necrose tecidual, sendo que todos os eventos foram tratados com sucesso de forma conservadora ou com medicamentos vasodilatadores. 

Para saber mais sobre o Surviving sepsis Campaign (SSC) 2021, ouça nosso podcast: PEBMED e ILAS: Destaques da Surviving Sepsis Campaign (2021)

noradrenalina

Mensagem prática

O uso de noradrenalina em acesso periférico até a instalação de um cateter venoso central é seguro e com um risco reduzido de extravasamento, que seria a complicação mais temida, e, mesmo quando da ocorrência deste, os danos ao pacientes não costumam ser graves.

Confira outras noticias sobre o XVIII Fórum Internacional de Sepse 2022

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão
# Evans L, Rhodes A, Alhazzani W, et al. Surviving sepsis campaign: international guidelines for management of sepsis and septic shock 2021. Intensive Care Med. 2021;47(11):1181-1247. Doi: 10.1007/s00134-021-06506-y # Tian DH, Smyth C, Keijzers G, Macdonald SP, Peake S, Udy A, Delaney A. Safety of peripheral administration of vasopressor medications: A systematic review. Emerg Med Australas. 2020 Apr;32(2):220-227. Doi: 10.1111/1742-6723.13406. Epub 2019 Nov 7. PMID: 31698544.