Fumo passivo prejudica criança anos após a exposição

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Os danos da exposição à fumaça do cigarro para as crianças já são bem conhecidos, no entanto, muitos ainda respiram essa substância tóxica em casa ou em locais públicos. Em uma nova declaração científica, a American Heart Association alerta que o fumo passivo durante a infância pode levar a problemas respiratórios a longo prazo e uma menor expectativa de vida.

500x120-usuarios

Nos dados divulgados pelo AHA, estima-se que 24 milhões de crianças e jovens não-fumantes estão expostos ao fumo passivo apenas nos EUA, em grande parte por causa dos pais que fumam.

No Brasil, cerca de 40% das crianças estão expostas a fumo passivo em casa e 31% das mortes atribuídas ao fato ocorre justamente em crianças.

Em 2012, pesquisadores americanos encontraram cotinina, subproduto da nicotina, em amostras de sangue de quase 41% de crianças de 3 e 11, e 34% com idades entre 12 e 19 anos.

Veja também: ‘As principais doenças causadas pelo tabaco’

250-BANNER5

Consequências graves

Além de afetar a função do coração, causando danos às artérias, a exposição tem sido associada a outros fatores de risco cardiovascular, incluindo obesidade, colesterol alto e resistência à insulina.

Pesquisas recentes têm ajudado a explicar por que isso pode ser perigoso para as crianças. Produtos químicos no tabaco podem causar alterações no fluxo de sangue, vasos sanguíneos, pressão arterial e ritmo cardíaco.

As crianças são especialmente vulneráveis à exposição ao fumo passivo já que não podem controlar o uso do tabaco em seus arredores. Além disso, estudos indicam que elas são, particularmente, suscetíveis fisicamente para os efeitos do fumo.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Referências:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar