Gota: diagnóstico, tratamento e recomendações [podcast]

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

Este conteúdo foi desenvolvido por médicos, com objetivo de orientar médicos, estudantes de medicina e profissionais de saúde em seu dia a dia profissional. Ele não deve ser utilizado por pessoas que não estejam nestes grupos citados, bem como suas condutas servem como orientações para tomadas de decisão por escolha médica.

Para saber mais, recomendamos a leitura dos termos de uso dos nossos produtos.

Neste episódio, Dr. Gustavo Balbi, especialista em Reumatologia e conteudista do Whitebook, falará sobre gota: qual o diagnóstico, tratamento indicado e as recomendações aos pacientes e médicos.

A gota é a artropatia inflamatória mais comum no mundo e pode causar diversas alterações articulares que podem limitar a capacidade funcional, laborativa e impactar de forma negativa a qualidade de vida do paciente.

No quadro clínico diferenciam-se quatro estágios na história natural da doença por deposição de cristais de urato:

  1. Hiperuricemia assintomática: antes de desenvolver a primeira crise aguda de gota, o paciente normalmente apresenta hiperuricemia assintomática por vários anos;
  2. Artrite gotosa aguda: episódio agudo de gota caracterizado por dor monoarticular intensa, calor, rubor, edema e limitação funcional da articulação envolvida, mais comumente em membro inferior (primeira metatarsofalangiana ou joelho, porém não limitada a essas articulações).
  3. Período intercrítico e artrite gotosa recorrente: período que se inicia após a crise aguda, estendendo-se até o episódio de crise seguinte. Inicialmente, o período intercrítico caracteriza-se por ser totalmente assintomático; no entanto, com a progressão da doença, podem ocorrer sintomas relacionados à lesão crônica das articulações (gota avançada).
  4. Artrite gotosa avançada (gota tofácea crônica): caracterizada por coleções de sais de urato sólidos acompanhados por inflamação crônica, com destruição do tecido circunjacente. Tofos são comuns nas orelhas, em estruturas articulares, tendões ou bursas.

Leia mais: Qual é o impacto da gota globalmente?

Médico atende paciente com gota

Tome as melhores decisões clinicas, atualize-se. Cadastre-se e acesse gratuitamente conteúdo de medicina escrito e revisado por especialistas

Quais os exames laboratoriais que devem ser solicitados?

Além dos exames laboratoriais básicos, é importante inserir o ácido úrico, pois quanto maiores os níveis, maiores as chances de desenvolvimento da doença. 

Atenção: confirmar o nível de ácido no primeiro mês depois de uma crise da doença. Quer saber o motivo? Escute o podcast completo 🙂

Veja aqui alguns conteúdos relacionados no Whitebook:

Confira também por outros players:

Não deixe de assinar o canal do Whitebook no Spotify! 😀

Abraços,

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Este conteúdo foi desenvolvido por médicos, com objetivo de orientar médicos, estudantes de medicina e profissionais de saúde em seu dia a dia profissional. Ele não deve ser utilizado por pessoas que não estejam nestes grupos citados, bem como suas condutas servem como orientações para tomadas de decisão por escolha médica.

Para saber mais, recomendamos a leitura dos termos de uso dos nossos produtos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar