Governo cria comitê para erradicação da tuberculose até 2030

De acordo com o Ministério da Saúde, são cerca de 72,6 mil novos casos de tuberculose por ano e quase 5 mil mortes no Brasil.

O Decreto Nº 11.494, de 17 de abril de 2023, criou o Comitê Interministerial para a Eliminação da Tuberculose e de Outras Doenças Determinadas Socialmente (Cieds). O Comitê terá a missão de, através de ações em conjunto das várias pastas que o compõem, buscar a erradicação da tuberculose e de outras doenças determinadas socialmente até 2030. 

A cada quatro meses, os representantes escolhidos dos Ministérios participantes do Cieds se reunirão para definir planos, analisar projetos em andamento e verificar os resultados obtidos com medidas já implementadas. A coordenação das ações ficará a cargo do Ministério da Saúde. 

Saiba mais: Avaliação de tratamento curto para tuberculose sensível

Governo cria comitê para erradicação da tuberculose até 2030

Governo cria comitê para erradicação da tuberculose até 2030

Impacto da tuberculose no país 

O Brasil é responsável por um terço dos casos de tuberculose das Américas, de acordo com o Ministério da Saúde. São cerca de 72,6 mil novos casos por ano e quase 5 mil mortes. As populações mais vulneráveis para a doença são as pessoas em situação de rua (risco 56 vezes maior de contrair a doença), os privados de liberdade (quase 10% dos novos casos), pessoas que vivem com HIV/Aids (nessa população a tuberculose é um dos maiores riscos de mortalidade) e a população indígena (sendo o acesso aos serviços saúde a maior dificuldade). 

Leia também: Fatores associados com abandono de tratamento de tuberculose no Brasil

Ação interministerial 

Junto dos representantes da Saúde, no Cieds estarão indicados dos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação; da Educação; dos Direitos Humanos e da Cidadania; da Igualdade Racial; da Integração e do Desenvolvimento Regional; da Justiça e Segurança Pública; do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome; e dos Povos Indígenas. Além desses, de acordo com o decreto, o Coordenador poderá convidar especialistas e representantes de outras entidades, públicas e privadas, para participar das reuniões. 

*Este artigo foi revisado pela equipe médica do Portal PEBMED.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo

Especialidades